Previsto no pacote de melhorias para o transporte público de São José dos Campos, o bilhete único será implantado no dia 27 de julho, data de aniversário dos 246 anos da cidade. A informação foi dada ontem pelo secretário da pasta, Wagner Balieiro, depois de receber o resultado da análise técnica da equipe de engenheiros que confirmou a viabilidade da integração total do sistema.
Com o cartão eletrônico em mãos, os usuários poderão a partir da data prometida pela prefeitura, integrar suas viagens utilizando qualquer linha disponível na cidade, em qualquer sentido pelo período de duas horas utilizando apenas o valor de uma passagem (R$ 3,20 a partir do próximo sábado, dia 15). A medida também beneficiará estudantes que hoje dependem de mais de um ônibus para se locomover para os colégios e universidades.
Ao todo 6,5 milhões de usuários mensal do transporte público aguardam a integração do sistema de cobrança de tarifa nas catracas dos 388 ônibus que operam em 101 linhas, que transportam 215 mil pessoas por dia. “O bilhete único em São José funcionará igual como são feitos em São Paulo e Guarulhos. Vamos disponibilizar o sistema a partir do dia do aniversário da cidade para toda a população, que poderá fazer integração das linhas sem custo”, disse a O VALE. A população não precisará fazer nenhum atualização dos cartões nos postos de recarga e não haverá necessidade de um recadastramento.
“A mudança será sentida apenas no benefício para as pessoas poderem ir e voltar descontando apenas uma passagem”, afirmou Balieiro, lembrando que a integração será oferecida apenas para quem tem o cartão eletrônico. Outra mudança que será feita a partir de um estudo ainda encomendado pela secretaria será a implantação de um sistema de reconhecimento facial dos usuários com o objetivo de diminuir a necessidade de recadastramento do idoso, que hoje precisa a cada dois anos renovar os dados do cartão. “A ideia também é diminuir ouso indevido dos cartões de benefício por outras pessoas.”
Para a recepcionista Silvana Eugênia dos Santos, 25 anos, a medida é positiva, porém aguarda com receio. “Existem tantas promessas. Vamos ver na prática, né? Mas será bom para quem precisa pegar mais de um ônibus por dia e tem que pagar R$ 6,60.”