A Associação dos Feirantes de São José dos Campos iniciou a entrega de um documento com 13 propostas aos candidatos a prefeito defendendo mais segurança e visibilidade e melhor logística às feiras livres no município. Espécie de carta-compromisso da categoria, que reúne 302 feirantes, o documento foi entregue aos candidatos Carlinhos Almeida (PT) e Alexandre Blanco (PSDB), que já visitaram a sede da entidade, no Bosque dos Eucaliptos, zona sul.
Os demais candidatos Antonio Alwan (PSB), Gilberto Silvério (PSOL), Cristiano Ferreira (PV), Ernesto Gradella (PSTU) e Fabrício Correia (PSDC) também estão sendo convidados para receber as propostas. “Queremos um compromisso dos candidatos para manter e ampliar as medidas que já existem e criar coisas novas para melhorar a vida dos feirantes e dos clientes”, disse Maria Albuquerque, presidente da Associação dos Feirantes, que tem 235 sócios.
Entre as principais propostas da entidade estão a criação de quatro feiras noturnas em São José, instalação de câmeras de vigilância nas feiras e colocação de portais, nos bairros, divulgando os locais que recebem as feiras livres.
A associação defende ainda liberação de estacionamento nas ruas próximas às feiras, banheiros para clientes e proteção para os feirantes. “Sempre tivemos uma boa relação com a prefeitura e acho que isso vai continuar com o próximo prefeito”, afirmou Maria. Na avaliação do arquiteto e urbanista Flávio Mourão, as feiras devem ser incentivadas pelo próximo prefeito, em razão do aspecto cultural e da tradição desse tipo de comércio.
Blanco disse que é favorável à proposta das feiras noturnas e que discutirá outros pontos em uma segunda reunião com a associação. “Vou marcar um encontro com mais feirantes para debater as propostas. Há coisas que talvez não sejam viáveis.”
Carlinhos disse que é favorável à proposta de feira noturna e sugeriu sistema de segurança com monitoramento e guarda municipal. “Vamos apoiar o feirante produtor, incentivando feirantes a se tornarem agricultores e vice e versa.” Alwan disse que irá marcar uma reunião com os feirantes e que apoia as ideias deles. “Feira livre tem que ser defendida e incentivada na cidade.” Os demais candidatos informaram que também se reunirão com a categoria.
O Vale