Anvisa credencia clínica para atender dependentes químicos em São José

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

O VemSer – Programa Municipal Sobre Drogas, da Prefeitura de São José dos Campos, tem mais uma clínica credenciada para prestar serviços de internação e tratamento terapêutico a dependentes químicos da cidade.

 

A Comunidade Terapêutica Lar Cristão foi habilitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Governo do Estado de São Paulo. A unidade vai oferecer mais 40 vagas de internação, que somadas as 210 já existentes, totalizarão 250 para o atendimento de desintoxicação. As vagas são para internação voluntária, quando o próprio dependente manifesta a vontade de recuperação.

 

A unidade fica na região norte de São José dos Campos e vai receber pacientes encaminhados pelo CAPS – AD (Centro Psicossocial Álcool e Drogas), SAMA (Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes) e UPA Saúde Mental (Unidade de Pronto Atendimento).

 

A instituição aguarda a oficialização do convênio com o Governo do Estado de São Paulo para começar o atendimento, uma vez que as vagas fazem parte do Programa Cartão Recomeço. O convênio deve ser assinado nos próximos dias.

 

Todo o tratamento é gratuito e a identidade do paciente é preservada. Mais informações: 3932-8616

 

Acesso ao tratamento

 

O CAPS/AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), atendimento para homens, ou SAMA (Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes) são as portas de entrada para a realização do tratamento de desintoxicação, acompanhamento psicológico e terapêutico para dependentes químicos, dispostos a abandonar o uso de entorpecentes.

 

O CAPS/AD fica na Rua Sebastião Humel 785, no centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações pelos telefones 3913-5519 / 3913-5198. O SAMA funciona na Rua Santa Clara, 783, na Vila Adyana. O atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o 3944-5450.

 

Os interessados devem se dirigir a um desses serviços e manifestar a vontade de recuperação. Os agentes de saúde farão o atendimento primário e encaminharão o paciente aos profissionais específicos (médicos, psicólogos e terapeutas) para o início do tratamento, podendo encaminhar o dependente à UPA Saúde Mental, Clínica Terapêutica ou internação hospitalar, caso necessário.

 

A UPA Saúde Mental (Unidade de Pronto Atendimento) oferece atendimentos de urgência e emergência em saúde mental aos dependentes químicos que precisam de um tratamento imediato e rápido. A unidade tem uma equipe multidisciplinar, com médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos e profissionais de enfermagem.

 

Após o pronto atendimento, o paciente é encaminhado ao CAPS/AD ou SAMA para dar prosseguimento ao tratamento. A Unidade de Pronto Atendimento em Saúde Mental funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende pessoas com sofrimento psíquico, incluindo crianças, adolescentes e adultos.

 

A UPA Saúde Mental funciona na Rua Pituba 100, no Jardim Satélite. Informações pelos telefones 3931-4211 / 3931-9437.

 

A Internação Hospitalar é indicada para desintoxicação e tratamento específico e clínico. A Prefeitura de São José dos Campos oferece 10 leitos no Hospital Municipal para a recuperação destes dependentes. Para ser atendido, o paciente deve ser encaminhado pelo CAPS/AD, SAMA ou UPA Saúde Mental a partir desse mês.

 

O Hospital Municipal fica na Rua Saigiro Nakamura 800, na Vila Industrial. O atendimento é realizado 24 horas por dia todos os dias da semana. Outras informações pelos telefones 3901-3400 / 3901-3534