Aeroporto perde passageiros, por falta de Investimento

O aeroporto de São José dos Campos, que pode ser referência como um dos terminais de apoio à Copa do Mundo de 2014, registrou retração no movimento de passageiros no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), administradora do terminal, mostram que nos primeiros seis meses deste ano o movimento de passageiros foi de 99.852 ante 101.866 registrados no passado.

Mesmo com a retração, a movimentação de embarque e desembarque no aeroporto ainda é superior à capacidade do terminal, que é de 90 mil passageiros/ano. Duas empresas aéreas, a Azul e Trip, operam no local. Em maio, a Infraero anunciou um pacote de investimentos para revitalizar o aeródromo.

Segundo a empresa, o primeiro passo será remodelar o terminal de passageiros. Um MOP (Módulo Operacional de Passageiros) será instalado e um estacionamento para aeronaves, construído, com investimento de até R$ 10 milhões.

A Infraero, porém, ainda não definiu cronograma para a instalação do MOP e o projeto permanece engavetado. A empresa informou esta semana que não há prazo para a instalação do MOP. De acordo com a direção da empresa, uma comissão formada por integrantes da Infraero, da Aeronáutica (proprietária do terreno do aeroporto) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil) iniciou um estudo para definir a estratégia para a ampliação do aeroporto.

No site da Infraero a empresa informa que está em curso o processo de zoneamento civil/militar, delimitando o terreno para a implantação da nova área terminal, para os lados da rodovia dos Tamoios.Em seguida será elaborado o Plano Diretor do Aeroporto, os projetos executivos e as obras de implantação da nova plataforma aeroportuária.

Para dirigentes de entidades de classe e do poder público municipal, falta “vontade” da Infraero em investir no terminal de São José. “A nossa região tem potencial e a demanda pelo transporte aéreo tende a crescer, mas, é preciso melhorar as instalações do terminal”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.

O secretário relatou que em julho ele e o engenheiro Ozires Silva, ex-superintendente da Embraer, se reuniram com executivos da Secretaria de Aviação Civil. “A expectativa em Brasília é que, após a conclusão do processo de privatização de outros terminais, como Guarulhos, a Infraero voltará sua atenção aos demais terminais sob sua responsabilidade.”

A escolha de São José para ser um dos centros de treinamento da Copa deve reforçar a priorização de obras para o aeroporto da cidade. Apontado como alternativa durante a Copa, aeródromo local ainda aguarda plano da Infraero para a sua ampliação

O Vale