19 mil pessoas são atraidas pelo ENEM 2011

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado neste final de semana, 22 e 23 de outubro, em todo o Brasil. Escolas das principais cidades do Vale devem ser usadas para o exame.

Em São José dos Campos, mais de 19 mil estudantes devem prestar a prova. Para atender os candidatos, a prefeitura vai disponibilizar ônibus extras, num total de 57 veículos que irão circular entre 13h e 17h30 no sábado e até as 18h no domingo.

O MEC não divulgou o total de estudantes que devem fazer o exame nas demais cidades da região.

A prova, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) do MEC (Ministério da Educação), classifica estudantes do último ano do ensino médio no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que vai oferecer mais de 80 mil vagas nas universidades federais em 2012.

Para enfrentar o exame, escolas públicas e particulares preparam aulas especiais sobre o teste. No Colégio Objetivo, em São José dos Campos, além das aulas normais, os estudantes participam de aulas focadas em assuntos que são recorrentes na prova.

“Assuntos da atualidade, muito explorados no Enem, são discutidos em aulas multidisciplinares para ampliar o entendimento dos alunos”, disse José Lucivaldo, professor de matemática e coordenador do curso pré-vestibular da entidade.

Outro exemplo acontece na escola estadual Dinorá Ferreira Ramos de Brito. A diretora, Márcia Renata Latrova, afirma que muitos alunos vão à instituição aos sábados para ter aulas preparatórias para provas como o Enem. “A participação é livre, mas incentivamos os alunos a aproveitar a oportunidade para melhorar o desempenho no exame”, disse.

SAIBA MAIS

O que ?
O Enem acontece neste fim de semana, às 13h. A prova é usada <MC1>para classificação para bolsas do governo federal e é parte da nota do vestibular de algumas universidades

Onde ?
São José: escolas Homera da Silva Braga, Áurea Cantinho Rodrigues, Maria de Melo, Ana Berling Macedo, Vera Carnevalli Barreto, Palmyra Santana, Zilah F. Passarelli, Benedito Matarazzo, José Vieira Macedo, Marechal Rondon, Nelson Ferreira da Silva, Ayr Picanço de Almeida, João Cursino, Olavo Bilac, Nossa Senhora Aparecida, Anglo, Unip, ETEP, Univap e Ecompo Taubaté: Escola José Balbi e Universidade Anhanguera

O Vale