Produção de Aviões em SJCampos

Quem nunca acenou para um avião quando era criança? A maioria das crianças, até adultos admiram as aeronaves sobrevoando os céus e pode ter certeza que muitas delas são fabricadas pela Embraer, em São José dos Campos.

Em uma área equivalente a 60 campos de futebol, a unidade da Embraer em São José, tem desenvolvido projetos de aviões, estudado e produzido. Noventa por cento de sua produção é para exportação.

Na linha de aviação comercial, por exemplo,cerca de 8 aviões são produzidos por mês, sendo que cada um leva aproximadamente 3 meses para ser fabricado e 50 mil peças são necessárias para construir um avião.

A Embraer conta hoje com mais de 11 mil funcionários entre, engenheiros, pilotos, montadores e outros, na unidade de São José dos Campos. Ao todo, nas unidades da França, China, Cingapura, Estados Unidos, Portugal e Brasil, são mais de 17 mil profissionais.

“Contamos com profissionais altamente qualificados, investimos em treinamentos, qualificação de nossa equipe. Temos, por exemplo,parceria com SENAI, de São José, para a formação de técnicos que, mesmo depois de contratados, passam por mais 4 meses de treinamento interno antes de começar nas suas atividades. Outro programa de qualificação da Embraer é o de Especialização de Engenharia. Este tem a duração de um ano e meio e é um mestrado em aeronáutica. Mais de mil engenheiros já se formaram através deste programa que conta com aproximadamente 100 vagas disponíveis por ano. ”, conta o assessor de imprensa, Ricardo D. Santos.

Com unidades também em Taubaté-SP, Gavião Peixoto-SP, Eugênio de Melo (Distrito de São José dos Campos) e Botucatu-SP, a empresa vem se destacando na aviação comercial, com aviões de até 122 assentos, mas também atua com jatos executivos, aviões de segurança e inteligência, além do agrícola, conhecido como Ipanema.

“Depois de pronto a aeronave é submentida a testes em vôo entre 3 e 5 horas. Há um espaço aéreo dedicado para essa atividade sem prejudicar os vôos regulares. Depois dos testes da Embraer. Depois disso, o produto está disponível para o vôo de aceitação que o cliente realiza.Aliás, ele pode acompanhar todo processo de fabricação se quiser, escolher a pintura, entre outros acessórios”, disse Ricardo.

Ainda de acordo com assessor, o processo de fabricação é muito rigoroso, pois não pode ter falhas. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem marcado presença para fazer as vistorias nos aviões para depois liberar para o cliente. Até março deste ano, a empresa estava com mais de 200 pedidos de produção.

A Embraer é uma empresa bem reconhecida fora do Brasil. Várias empresas aéreas como AirCanadá, Al’italia, JapanAirlines e Delta Airlines, entre muitas outras tem adquirido aviões com a empresa. A Embraer participa ainda de uma concorrência para o fornecimento de aviões de defesa para os Estados Unidos. A decisão americana deve sair nos próximos meses. No Brasil, a maior frota de jatos executivos produzidos pela Embraer é o modelo Phenom 100, com capacidade para até 8 pessoas. Artistas como Cláudia Leite e a dupla Victor e Léo, compraram o avião para poder cumprir a agenda de shows.

No Brasil, a maior frota de jatos executivos é o modelo Phenom 100, com capacidade para 8 pessoas. Artistas como Cláudia Leite e a dupla Victor e Léo, compraram o avião para poder cumprir a agenda de shows.

A aeronave pode custar U$4 milhões, sendo ainda uma das mais “em conta”.

Para adquirir os modelos Phenom 300 ou Legacy 600, o cliente precisa desembolsar U$ 9 milhões ou U$ 28 milhões, para o último modelo.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

(Fotos:Assessoria de Comunicação/Embraer)

[video_left][video_frame]
[iframe url=”http://www.youtube.com/embed/kB4xgajWTvI” width=”572″ height=”312″ scrolling=”no” frameborder=”0″ marginheight=”0″]
[/video_frame]

[video_text]

[/video_text][/video_left]