A Casa do Idoso Leste trouxe um novo ritmo de dança para animar e exercitar a terceira idade: a zumba, totalmente adaptada. As aulas são realizadas todas as segundas, terças e quintas-feiras no auditório da unidade. Implantada há cerca de um mês, a novidade já atraiu 95 alunos: 60 no período da manhã e 35 a tarde. A zumba é uma aula de fitness dançada inspirada em movimentos de músicas latinas e internacionais. Integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência. Para a terceira idade, a aula foi desenvolvida com baixa intensidade.
Segundo a professora Valdirene Silva, os alunos se divertem muito nessas aulas. “Os idosos adoram as aulas de zumba, se divertem, queimam caloria brincando e não é necessário saber dançar”, conta. “As aulas têm duração de 50 minutos, a gente acaba estendendo para uma hora, pois os idosos sempre querem bis”, disse Valdirene.
Entre uma música e outra a professora sempre faz um intervalo de dez minutos para que os idosos possam ir ao banheiro, tomar uma água e descansar um pouco. “Se depender dos alunos eles não param. As aulas de zumba são realizadas sempre com uma música agitada e outra mais lenta. E a coreografia é uma mistura de dança e alongamento”. A atividade física é realizada às terças e quintas, das 8h às 9h e segunda-feira, das 14h30 às 15h30. Não há necessidade de inscrição prévia. A Casa do Idoso Leste fica na Rua Cidade de Washington, 164, na Vista Verde.