Fundação Cultural da cidade faz homenagem as mulheres

No mês em que se comemora Dia Internacional da Mulher, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos, preparou uma série de atividades com teatro, música, literatura e dança. Os eventos são em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, todos com entrada gratuita.

Durante o seminário “Mulher Informada, Cidadania Conquistada”, no Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena, 29 – antiga Câmara Municipal), no centro, das 14h às 19h, a FCCR realiza a apresentação da soprano Rúbia Gonzalez e da pianista Olga Lazareva, do Coro Jovem, com Donde lieta, ária da ópera “La Boheme”, de Puccini, na abertura do evento. Às 16h, é a vez da bailarina Bruna Gonçalves com a coreagrafia “Uma carta para Luiza” e às 18h, tem música com Marli Portela e Mirian Cris.

Quem gosta de teatro, pode assistir ao espetáculo internacional Stupeur et Tremblements d’ Amelie Nothomb (Tremor e Tremor). Ele será apresentado nesta sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º piso – Centro).  A peça foi apresentada no Festival d’ Avignon 2010 e nos teatros de Paris antes de ser encenado no Brasil. Ela é baseada no romance homônimo de Amélie Nothomb, que retrata a vida da escritora no Japão e de suas relações sociais e de trabalho.

O Cinemóvel vai apresentar curtas-metragens sobre as mulheres protagonistas também nesta sexta-feira (8), às 19h, na Vila Tatetuba (Praça das Gaivotas – próxima à Padaria Pão Chik). Além da exibição dos filmes, também haverá apresentação de roda de capoeira.

Por meio de um veículo equipado com telão, projetor, caixas de som, cadeiras e outros objetos necessários a uma projeção, o Cinemóvel leva a magia do cinema para praças e outros locais abertos em São José dos Campos. Também estão previstas exibições em homenagem às mulheres nos dias 21 no Galo Branco e no dia 22 no bairro Alto da Ponte.

Neste sábado (9), a partir das 15h, haverá a apresentação do Sarau Linhas Femininas, como parte do projeto Leitura Livre, no Parque Vicentina Aranha (Avenida Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana). Vai ter literatura, dança, música e artes plásticas.

As “matriarcas” de Eugênio de Melo serão homenageadas com chorinho no dia 16 a partir das 20h30. O Clube do Choro vai se apresentar na Avenida Ambrósio Molina, em frente à Paróquia Imaculada Conceição.

Um dos objetivos desses eventos é a conscientização sobre os direitos das mulheres e principalmente sobre os meios de combate à violência doméstica. O dia 8 de março foi a data escolhida pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher. Além dos eventos da FCCR, a Prefeitura de São José dos Campos preparou uma série de mais de 30 atividades que serão realizadas até o próximo dia 22.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 08/03/2013