O distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, ganha um novo espaço dedicado à leitura: a Biblioteca Distrital Helena Molina, que será inaugurada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), no dia 22, às 9h.
A Biblioteca está instalada na Praça Emília Molina, no prédio que abrigava a antiga “Empreza de Força e Luz”, declarado como bem preservado. A FCCR realizou a recuperação do prédio original, intervenções no telhado caixilharia, pisos, revestimentos e construiu um prédio anexo de 120 m², ampliando a prédio que ficou com 261m². “Foi executada a pintura, recomposição da fachada, reparos no telhado, portas e janelas, e ainda foi construída uma nova parte, para que abrigasse a biblioteca, e ela ficasse mais espaçosa”, comenta o engenheiro Vitor Chuster, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, da FCCR.
Com esse novo espaço, o acervo da biblioteca que funcionava dentro da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, da FCCR, será transferido. Com isso, o espaço cultural terá uma área maior, possibilitando a criação de outros cursos mais cursos e a realização de mais eventos.
O local possui acervo de livros, internete gratuita (espaço.com) e anda, salas de leitura e pesquisa.
- Além dos livros – Como todas as bibliotecas da FCCR, a Helena Molina, além de um vasto acervo de livros, também conta com o Espaço.com (internet gratuita), sala para leitura outra para pesquisas e ainda possui uma área dedicada ao público infantil, bastante colorido e com mesas adaptadas para os pequenos.
- Cadastro – Para levar os livros da Biblioteca para casa, é necessária a carteirinha de leitor. Para ter uma, é necessário realizar o cadastro. Os documentos necessários são: documento de identidade, comprovante de endereço e uma foto 3×4.
- História – A “Empreza de Força e Luz”, onde funcionava o prédio que hoje abriga a Biblioteca Distrital Helena Molina, foi fundada entre 1923 e 1928. O espaço foi utilizado como escola de 1ª a 4ª séries até 1952, tornando-se, posteriormente, posto médico e sede do Eugênio de Melo Esporte Clube. Em 1994, através de pedido da comunidade, encaminhado ao secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente e presidente do COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico), o prédio foi tombado e declarado como bem de preservação.
Serviço: Biblioteca Distrital Helena Molina – Praça Emília Molina, 77 – Eugênio de Melo. Informações: (12) 3905-3001
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Publicado em: 19/11/2012