Ao estacionar a bicicleta, o condutor aperta um dispositivo que aciona uma trava na roda traseira. Pronto. Agora, ele pode tranquilamente deixar a sua bike na rua e sair para fazer as suas tarefas. Ai do ladrão que tentar levar o veículo: além de encontrar a roda travada, assim que o pezinho que sustenta a bicicleta for levantado, um alarme ensurdecedor chamará a atenção de todos que estiverem na via.
A criação de um grupo de dez alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Amélia Wakamatsu, do Campos de São José, zona leste da cidade, além de contar com um projeto detalhado tem até preço sugerido: R$ 90. Este e outros 45 produtos e serviços poderão ser vistos na 9º Feira do Jovem Empreendedor, que começará na terça-feira no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, em Santana, na zona norte de São José.
Entre os destaques, estão uma cadeira dobrável portátil adaptada para manicures e pedicures e um corrimão que ilumina as escadas. “Foram 270 trabalhos apresentados para uma comissão julgadora. Destes, 72 foram escolhidos de acordo com critérios como criatividade, análise de mercado, sustentabilidade, viabilidade financeira e apresentação oral”, afirmou Carmen Lucia de Paula Ferreira, que é a coordenadora do programa de empreendedorismo da rede municipal de ensino.
Os alunos dos 8º anos também participarão desta edição. Serão 26 trabalhos expostos. Haverá projetos como um pet shop com lanchonete, que permite que o cliente tome um café enquanto espera o seu animal, e uma loja de artesanatos feitos com produtos recicláveis. Alunos dos ensinos médio e técnico também foram convidados a participar.
“Na feira, uma outra comissão formada por pesquisadores e empresários de São José elegerão os três melhores projetos de cada ano de ensino. Além disso, os três melhores trabalhos da feira ganharão patentes, o que assegura a proteção da ideia original”, afirmou Gisele Pintus, coordenadora da feira junto de Daniel Buono.
Os projetos apresentados em 2010 foram aperfeiçoados e também serão reexibidos. “O evento se tornou uma vitrine para empresários. Neste ano, faremos inclusive uma rodada de negócios com os alunos”, disse Gisele. A entrada na feira é gratuita. Haverá estandes de atividades e palestras com famosos, como o Marcelo Tas, apresentador do CQC (Band) e o astronauta Marcos Pontes. A programação completa pode ser vista no site www.feiradojovemempreendedor.com.br.
O Vale
Publicado em: 19/11/2012