Restaurada, reformada e ampliada pela Prefeitura de São José dos Campos, a antiga cadeia de Santana será transformada num espaço multiuso para a comunidade local e da região norte. O novo centro cultural faz parte também da Operação Centro Vivo, que prevê diversas ações de revitalização de área do bairro Santana. A solenidade de entrega da obra à população vai ser no dia 27, às 11h.
A reforma envolveu, além do paisagismo, a troca do telhado e madeiramento, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, restauração e substituição das janelas e portas, instalação de piso e revestimento, pintura interna e externa, demolição do anexo do fundo da edificação principal, da edícula lateral e do muro de alvenaria.
O novo espaço será coordenado pela Sociedade de Amigos de Bairro de Santana, que promoverá diversas atividades gratuitas, como cursos profissionalizantes, aulas de inglês e reuniões com os moradores. Outro serviço disponível será o cadastro de currículos de trabalhadores para encaminhamento às empresas. No local, haverá também uma exposição de fotos sobre a história do prédio.
O centro, localizado na Rua Guarani 141, Santana, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18. Aos sábados, das 19h às 21h, será usado pela Juventude Unida de Santana, entidade ligada à paróquia da Igreja Católica do bairro, que desenvolverá ações preventivas contra o uso de drogas.
Inaugurado em fevereiro de 1920, o prédio funcionou como cadeia entre as décadas de 1920 e 1950. Teve uma reforma, em 1954, quando passou a ser utilizado como posto de arrecadação municipal. Desde 1974, vem sendo utilizado para reuniões do grupo de jovens católicos de Santana. A edificação é preservada e a reforma agora realizada foi autorizada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 25/10/2012