Cidade tem apresentação de peças teatrais

No período de 26 a 30 de novembro, às 21h, no CET – Centro de Estudos Teatrais, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza mais uma temporada de teatro de graça, por meio do projeto Noites em Processo.

Os espetáculos são inéditos e tem peças para todas as idades e públicos, como comédias, surrealismo e até mesmo teatro-documentário. Além das apresentações haverá a Mostra do Processo de Trabalho da Oficina Professor Encena e debates ao final das apresentações, que vão abordar o trabalho, a técnica e produção dos espetáculos. (Confira abaixo a programação completa).

Retirar ingresso: A entrada para as apresentações e atividades é gratuita, porém é necessária a retirada de ingressos com uma hora de antecedência no local.

Noites em Processo – O projeto Noites em Processo tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o público a partir de peças teatrais em processo, produção. Espetáculos que ainda não tiveram a sua estreia, mas que são abertos para a partilha de exercícios criativos com o público presente e a troca de experiências entre os artistas, produtores e diretores.

Programação

  • 26/11
    21h
    Memórias de Sant’Anna
    Grupo: Cia. Cultural Velhus Novatus
    Origem: São José dos Campos – SP
    Recomendação etária: Livre
    Duração: 60 minutos
    Dramaturgia: Cia. Cultural Velhus Novatus
    Direção Musical: Guaraci Moreira
    Direção: Wangy Alves e Bonny Ribeiro
    Elenco: Vanderson Alves, HD (Edson Alcântara), Willian Prado, Wilson Viana, Zana, João Isidoro, Vivian Rau, Poliana e Guaraci Moreira
  • Sinopse: Memórias de Sant’Anna nasceu a partir da necessidade da Cia. Cultural Velhus Novatus em intensificar os trabalhos de pesquisa, pautados na cultura popular da região do Vale do Paraíba, iniciado a partir da montagem do espetáculo “O Auto do Julgamento”, em 2005. O tradicional bairro de Santana foi escolhido como objeto de pesquisa considerando que, o mesmo possui uma trajetória singular na cidade de São José dos Campos. O grupo registra pesquisa e ouve as vozes das pessoas que possuem forte relação com o bairro para, a partir desses caminhos, imagens, depoimentos e lembranças construir a história que se transformará no próximo espetáculo, pautado na cultura popular, na memória e nas vivências junto aos detentores dessa história: a própria população. O espetáculo, com previsão de estréia para março de 2013, recebe a orientação do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado da Cultura.
  • 27/11
    21h
    O Arquiteto e o Imperador da Assíria
    Grupo: Cia. de 2
    Origem: São José dos Campos – SP
    Recomendação etária: 16 anos
    Duração: 60 minutos
    Dramaturgia: Fernando Arrabal
    Elenco: Jonas de Paula e Jean de Oliveira
  • Sinopse: Dois homens em uma ilha deserta. Um deles é sobrevivente de um acidente aéreo. O outro, nativo do lugar, dotado de poderes sobrenaturais. O sobrevivente, herdeiro do mundo civilizado, busca estabelecer uma relação de poder e nomeia-se Imperador de uma civilização fictícia. O nativo, seu único súdito nomeado Arquiteto, deseja experimentar a civilização, alimentando a crença de que assim descobrirá o que é ser feliz. Isolados do mundo, ilhados num espaço imaginário, estes dois personagens criam relações de dominação e dependência. Dois atores que se revezam em uma série de “opostos e complementares” e, com seus jogos de cena, nos permitem vislumbrar aspectos presentes em toda a humanidade. O espetáculo recebe a orientação do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado da Cultura.
  • 28/11
    21h
    Filó + Bastião em: Diabo gosta é de Festa!
    Grupo: Artepão
    Origem: São José dos Campos – SP
    Recomendação etária: 10 anos
    Duração: 35 minutos
    Dramaturgia: Paulo Barja, Marzia Gatto e Willian Prado
    Direção: Coletiva
    Elenco: Marzia Gatto e Willian Prado
  • Sinopse: Filó e Bastião, um casal de nordestinos “contadores de verso”, viajam pelo Brasil afora contando histórias em cordel.  Mas desta vez eles narram aventuras e desventuras do diabo, mostrando que o “coisa-ruim” gosta mesmo é de festa!
  • 29/11
    21h
    Mostra do Processo de Trabalho da Oficina Professor Encena
    Origem: São José dos Campos – SP
    Recomendação etária: Livre
    Duração: 60 minutos
    Coordenação: Roberval Rodolfo
  • Sinopse: Mostra do processo de um trabalho em teatro educação, por meio da oficina Professor Encena, com a participação de educadores de São José dos Campos, sob a coordenação de Roberval Rodolfo.
  • 30/11
    21h
    O que é a vida?
    Grupo: Cia. Popatapataio
    Origem: Caraguatatuba – SP
    Recomendação etária: 14 anos
    Duração: 50 minutos
    Texto, luz, cenografia e sonoplastia: Daniel Forjaz
    Direção e figurinos: Ana Paula Santos
    Orientação: Valter Padgurschi
    Elenco: Gabriel Abi Harb, Luiz Brener, Zenaide Magnusson
  • Sinopse: O que é a vida? É um espetáculo surrealista pautado no Teatro do Absurdo, trazendo uma importante crítica à existência humana, ou seja, o que fazemos de nossas vidas durante seu transcorrer, e o que nos tornamos no final dela. Faz um questionamento sobre o homem e sua necessidade de existência para o outro e não para si mesmo, ou seja, a dependência de sermos reconhecidos e de nos sentirmos existentes a partir do reconhecimento por parte dos demais daquilo que fazemos, pensamos e sentimos.

Serviço: CET – Centro de Estudos Teatrais – Av. Olivo Gomes, 100 – parque da Cidade – Santana (sede da FCCR). Informações: (12) 3924-7358.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR

Publicado em: 27/11/2012