Cidade inicia ciclo de Natal em toda São José

Como acontece todo final de ano, durante o Ciclo Natalino que vai de dezembro a janeiro, o Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), pretende organizar a montagem de um presépio no Parque da Cidade. Por esta razão, está convidando pessoas que, tradicionalmente, saibam e tenham interesse em fazer este trabalho.

“Não estamos buscando profissionais, mas pessoas da comunidade que tenham o costume de montar presépios em casa ou outro lugar. Pessoas que façam isto por tradição de família ou pela própria devoção religiosa, que caracterizem o aspecto folclórico inserido neste ato”, explica a cientista social Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), parceira da FCCR e responsável pela administração e atividades do Museu do Folclore.

A montagem do presépio deve começar na primeira quinzena de novembro e faz parte do Programa Museu Vivo, realizado pelo Museu do Folclore todo domingo, das 14h às 17h. As pessoas interessadas podem obter mais informações no próprio Museu do Folclore ou pelo telefone 3924-7318.

Abertura do presépio

Depois de montado, o presépio será aberto ao público no dia 2 de dezembro (domingo), às 14h. A data também marca a abertura do Ciclo de Natal, que se caracteriza por diversas manifestações da cultura popular, como as Folias de Reis grupos de devotos de Santos Reis, que visitam presépios montados em casas, igrejas, praças e outros locais, cantando em louvor ao Menino Jesus.

Neste dia, o Museu do Folclore coordena a ‘Chegada das Bandeiras’, com a participação de uma ou mais Folias de Reis, além de devotos e comunidade.

No Vale do Paraíba, montar presépios com imagens de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos, é um costume observado nas igrejas e nos lares cristãos, quase sempre por ser uma tradição familiar. O espírito natalino, nesta época do ano, também pode ser identificado na decoração das ruas, na troca de presentes, cartões e votos de boas festas.

Serviço: Museu do Folclore da FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Publicado em: 01/11/2012