São José dos Campos recebe apresentações gratuitas de Ópera

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Disseminar a música erudita para alunos das escolas públicas do estado de São de Paulo e seus familiares é a proposta do Projeto “Ópera na Escola”, que no próximo dia 19 de outubro chega a São José dos Campos (SP). A primeira apresentação começa às 11h, na escola EE Eng. Edgar Mello Mattos De Castro. Já às 14h30 é a vez da escola EE Prof. Xenofonte Strabão de Castro receber o espetáculo. As apresentações contam com cantores líricos, que através da interpretação da música traduzem as emoções da história contada na ópera cômica “A Criada Patroa”, escrita pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi.

 

O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitas crianças e seus familiares com o gênero musical operístico. Ao todo, 18 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. O “Ópera na Escola” é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

 

Para que os alunos possam compreender a importância da música erudita como expressão artística no Brasil e no mundo, o Projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além das crianças e familiares receberem informações sobre o espetáculo e a música erudita, os alunos também desenvolvem atividades didáticas relacionadas à Ópera.

 

“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem acesso à espetáculos eruditos, que geralmente são produzidos para uma elite de alto poder aquisitivo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até esse público, que julgamos carente.”, explica Livia Sabag.

 

A ópera “A Criada Patroa” conta a história dos criados Serpina e Vespone, que fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti.

 

Para a idealizadora e diretora do Projeto “Ópera na Escola”, Cléia Mangueira, projetos como esse são importantes para a expansão dos horizontes culturais das crianças e jovens: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A ópera nos pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e as comunidades carentes de ações culturais simplesmente não têm acesso à música erudita”.

 

O projeto, que começou em Mogi das Cruzes e já passou por São Caetano do Sul, São Paulo, Cotia, Araçariguama e Guarulhos e Pindamonhangaba, encerra as apresentações em São José dos Campos.

 

Serviço 

19/10 – São José dos Campos

11h00 – EE Eng. Edgar Mello Mattos De Castro

Endereço: Av. do Imperador, 701, Campos dos Alemães

14h30 – EE Prof. Xenofonte Strabão de Castro

Endereço: Rua Abelardo Alves de Paiva,53, Jd Santa Inês

 

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora foi fundada por profissionais que atuam na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música erudita, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird TalkThe BearI Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lesSortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.