Dia Internacional do Palhaço

10 de dezembro, é Dia Universal do Palhaço e como homenagem vou falar do circo como um todo.

A atividade circense é muito antiga – tem cerca de 4 mil anos, mas não é da história do circo que vou falar neste post. É sobre a importância dessa arte na vida de adultos, crianças e idosos. O circo tem alto valor sócio-cultural e está vivendo um bom momento no Brasil, pois teve um aumento significativo de interesse popular e uma queda considerável do preconceito da atividade.

Essa é uma das artes mais relevantes de uma cultura, especialmente para a cultura corporal e serve também como instrumento para melhorar a qualidade de vida de quem pratica. Além disso, esta atividade tem valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a sociedade como um todo e para o desenvolvimento pessoal e social.

Muitas pessoas ainda ignoram os benefícios da atividade circense e veem o circo como algo marginalizado. Acreditam que as pessoas envolvidas com circo são mal caráteres e envolvidas com drogas, o que é um equivoco muito grave e ultrapassado. Na verdade, a prática afasta os jovens do mundo do crime e os aproxima de uma cultura valiosa e fantástica, fazendo-os viver experiências artisticas únicas e inesquecíveis. Ainda bem que nem todo mundo pensa errado sobre os circenses.

Publicado em: 10/12/2012