Tucanos e petistas travaram um novo duelo sobre a Educação nas redes sociais. O candidato do PSDB à Prefeitura de São José, Alexandre Blanco, postou pela primeira vez em sua página oficial no Facebook dados da atual administração tucana que mostram cenário positivo na área educacional.
Ele destacou que nos oito anos do governo Eduardo Cury, foram criadas 9.500 vagas de ensino infantil na rede municipal, sendo 1.850 delas, vagas de creche. “O trabalho resultou em uma das mais amplas redes de atendimentos de creche no Brasil”, diz a mensagem divulgada por Blanco.
Os petistas reagiram à propaganda, apontando que o déficit de vagas em creche em São José chega a 6.207, de acordo com dados do Ministério da Educação. A ‘resposta’ foi publicada na página do coordenar de campanha de Carlinhos Almeida (PT), o vereador petista Wagner Balieiro.
“Uma em cada três crianças não tem acesso a creche em São José. Nesta semana obtivemos mais uma decisão da Justiça obrigando a prefeitura a abrir vaga de creche para uma criança da Vila Tatetuba. Já são dezenas de casos semelhantes onde a vaga é obtida através de decisão judicial”, disse Balieiro.
“São José tem recursos e projetos de creches prontos que não saem do papel. A prefeitura não cumpriu sequer o combinado com o Ministério Público de construir creches. Por duas vezes, o acordo teve de ser aditado para o prefeito não ser condenado.”
Carlinhos Almeida disse ser possível ampliar a rede de atendimento. “Na eleição passada, a atual administração disse que iria atender 100% e eles não cumpriram essa meta, mesmo tendo receita e capacidade de investimento”, disse. Por meio de sua assessoria de imprensa, Blanco disse que em nenhum momento das duas campanhas em que participou o prefeito Eduardo Cury prometeu zerar o déficit de vagas em creches.
“O compromisso do prefeito foi universalizar o atendimento da pré-escola, e isso será cumprido”, informou. Dados do MEC apontam a existência de 33 mil crianças com até três anos de idade em São José. Destas 10,6 mil são atendidas em creches. Os números mostram um déficit de cerca de 6.200 vagas.
“No segmento de creche, o ensino não é obrigatório. A meta do MEC é atender 50% da demanda até 2020, e nós já atendemos cerca de 75%”, disse o secretário de Educação Alberto ‘Mano’ Marques. Segundo ele, além das 1.850 vagas em novas creches, outras 1.000 foram criadas com a ampliação das unidades já existentes. Há três creches em construção, totalizando mais 600 vagas até 2013.
O Vale