Violência na Região deve diminuir segundo Delegado

O Vale do Paraíba continua sendo a região mais violenta do interior do Estado de São Paulo, mas a tendência é que os índices da criminalidade diminuam nos próximos meses. Essa é a análise de João Barbosa, delegado do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-1), em São José dos Campos.

A afirmação foi feita durante entrevista por telefone ao G1, um dia depois da divulgação dos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os índices mostram que a região, que inclui ainda cidades da Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, já contabiliza nos sete primeiros meses do ano 242 vítimas de homicídio doloso – quando há a intenção de matar.

No comparativo com os primeiros sete meses do ano passado, houve alta de 5,67% no número de casos. Foram contabilizados 229 assassinatos em 2011. Para Barbosa, os números devem cair nos próximos meses. “Estamos trabalhando para diminuir os índices. Estamos em um caminho bom. As operações e flagrantes estão mais constantes e isso faz com que os números também caiam”, explica.

Além dos homicídios, o delegado também repercutiu os casos de latrocínio – roubo seguido de morte – que também subiram na região. “Isso é preocupante e por isso a gente pede que as pessoas mantenham a calma, que não reajam a assaltos”, afirma.  De janeiro a julho do ano passado, foram 16 ocorrências contra 23 em 2012. Uma alta de 43,75%. O número de latrocínios é próximo ao registrado durante todo o ano passado, 26.

Ainda de acordo com o delegado, os latrocínios tem relação com um outro crime. “É também decorrência do aumento no roubo de veículos, pois é quando as pessoas reagem e qualquer movimento brusco é motivo para o criminoso puxar o gatilho”, diz.

Até o mês de julho, foram registrados 1.665 roubos de veículos, um aumento de 332 casos a mais com relação ao mesmo período do ano passado.

Homicídios
Em 2012, São José dos Campos contabiliza 38 assassinatos, o que coloca a cidade no topo da estatística de violência na região. Foram 10 mortes em julho deste ano, número cinco vezes maior que o registrado no mesmo período de 2011, quando duas ocorrências foram registradas. “Os números dessa cidade são atípicos e a tendência é caírem nos próximos meses”, afirma Barbosa.

Taubaté somou 2 homicídios dolosos em julho de 2012 – quatro a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano foram contabilizadas 35 vítimas. O número de roubos e furtos caiu na região. Foram 793 roubos em 2011 contra 674 registros neste ano. Já os furtos caíram de 2.385 no ano passado para 2.269 em 2012.

G1 (Vnews)