[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
Uma turma de 15 idosos se reúne de segunda a quinta-feira no período da manhã, das 8h às 11h40, para as aulas do curso de alfabetização na unidade Centro da Casa do Idoso. Os professores são cedidos pela Secretaria de Educação do Município.
A unidade ainda recebe inscrições e, para os interessados, basta informar-se na recepção da Casa ou a secretaria da Escola Municipal Professor Flávio Berling Macedo (Rua Paraná 111 – Vila Maria). Nas unidades Sul e Leste, as inscrições são feitas diretamente com a professora do curso.
O curso de alfabetização iniciado neste mês na Casa do Idoso Norte é mais uma oportunidade para os que já chegaram à terceira idade, mas ainda mantêm o desejo de aprender noções de leitura e escrita. A inclusão social é o que incentiva esses idosos a buscar a chance de voltar ao banco escolar.
“Pra mim, é muito importante aprender a ler e escrever, porque eu nunca tive a oportunidade de ir para escola”, disse Daguimar da Silva, que é analfabeta. A professora Mary Simone Santana considera que é muito gratificante trabalhar com idosos. “Existe um interesse claro no olhar deles.”