Trajeto da Tocha em São José dos Campos

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Tudo sobre o trânsito

Como o trajeto foi definido?

O trajeto da Tocha Olímpica foi definido pelo Comitê Organizador Rio 2016, após visitas técnicas realizadas a São José dos Campos, quando também foram definidos pontos de apoio para o revezamento e o local da celebração, no Parque da Cidade.

Qual o horário de início do Revezamento da Tocha Olímpica?

O Revezamento da Tocha Olímpica será iniciado às 17h do dia 26 de julho no estacionamento do Supermercado Extra Colinas. O fogo olímpico vai percorrero o trajeto descrito no mapa acima e deve chegar ao local da celebração, no Parque da Cidade, por volta das 19h. Mas as atrações no Parque da Cidade começam já às 16h. Confira a programação.

Onde vou poder acompanhar a Tocha Olímpica?

O público poderá acompanhar o revezamento da Tocha Olímpica ao longo de todo o trajeto pela cidade, respeitando as delimitações que serão feitas pelos agentes de segurança, agentes de trânsito e voluntários. O público também está convidado a acompanhar a celebração olímpica no Parque da Cidade, nodia 26 de julho. Confira a programação.

Como vai ficar o trânsito nas ruas onde a Tocha vai passar?

O trânsito nas ruas e avenidas por onde a Tocha vai passar começará a ser interditado às 13h do dia 26 de julho. A restrição para estacionamento começa na madrugada do dia 26. O procedimento busca garantir maior segurança ao evento e conforto ao público que vai acompanhar a passagem da Chama Olímpica. Agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar os motoristas. Faixas também serão instaladas para alertar os munícipes.

E na vias que cruzam o trajeto da Tocha Olímpica?

As vias que cruzam o roteiro do revezamento estarão liberadas, mas também haverá retenção temporária do tráfego para a passagem da Chama Olímpica. Agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar os motoristas. Faixas também serão instaladas para alertar os munícipes.

Quais os pontos onde será preciso maior atenção dos motoristas?

A rotatória do Colinas, local de partida do revezamento. Um trecho da Avenida Cassiano Ricardo, na altura do monumento japonês do Torii, também será interditado a partir das 13h.

Os acessos à Cassiano Ricardo e Avenida São João pela rotatória do Colinas também serão interrompidos. Mas o trânsito pelas avenidas Jorge Zarur e Eduardo Cury estará liberado até o início do revezamento, quando o tráfego será retido para passagem do fogo olímpico.
Quem vai acessar a região central a partir da Avenida Cassiano Ricardo poderá utilizar a Rua João Batista Ortiz Monteiro Júnior, para chegar à Via Oeste, ou a Rua Armando de Oliveira Cobra, para acesso ao Anel Viário.

Outro ponto de atenção é o trecho próximo ao DCTA. A Avenida Nelson D’Ávila e a Rua Paraibuna fazem parte do roteiro do revezamento e serão fechadas a partir das 13h. Mas até a saída da tocha, o percurso pela Avenida Marechal Teixeira Lott e Avenida Benedito Matarazzo, que cruzam a Nelson D’Ávila e a Paraibuna, estará liberado. A retenção temporária de trânsito ocorrerá somente para passagem da chama. Os veículos terão como alternativas as avenidas José Longo, Adhemar de Barros ou ainda o complexo do AnelViário.

Quando o trânsito será liberado?

O trânsito será liberado à medida que o comboio do revezamento passar pelas ruas. A orientação é que os veículos evitem as vias por onde será feito o deslocamento da Tocha.

Quais foram os preparativos para a passagem da Tocha?

Os preparativos foram iniciados em 2015 e envolvem diversos órgãos, como Comitê Rio 2016, Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Rodoviária, entre outros. Uma operação de trânsito e segurança foi montada para a passagem do comboio da Tocha Olímpica. A ação vai envolver cerca de mil pessoas, entre voluntários, policiais militares, bombeiros, policiais rodoviários, policiais federais, Força Nacional de Segurança, agentes de trânsito, guardas civis municipais e funcionários da Prefeitura.

A operação será coordenada a partir do COI (Centro de Operações Integradas) e do CCO (Centro de Controle Operacional) da Prefeitura, de onde todo o trajeto será monitorado pelas câmeras de segurança da cidade.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos