A notificação de acidentes com crianças será obrigatória em todas as unidades de saúde de São José dos Campos a partir desta segunda-feira (2 de julho). Os registros vão auxiliar a equipe do Programa Saúde da Criança a ter conhecimento das taxas reais dessas ocorrências, bem como os tipos e as causas mais frequentes em cada região do município.
São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a implantar esse tipo de registro nas Unidades de Saúde. No país, os acidentes que não necessitam internação e nem evoluem para óbito não são notificados, portanto as taxas de ocorrências são desconhecidas até o momento em todo o território nacional.
O objetivo com a notificação é facilitar o desenvolvimento de políticas públicas para o município e de ações educativas mais específicas para cada região, que desta forma se tornarão mais efetivas.
Os acidentes são a principal causa de morte em crianças entre um e 14 anos de idade, sendo que 90% destas mortes são de causas evitáveis. Atualmente, as estatísticas de acidentes com crianças utilizadas são aquelas oriundas de bancos de dados de internações e de atestados de óbitos.
A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Criança, mantém uma parceria com a ONG Criança Segura para a promoção de educação continuada em Prevenção de Acidentes na Infância para médicos, enfermeiros e outros profissionais da área com o objetivo de capacitá-los a promoverem essas atividades educativas.
Os tipos de acidentes com crianças variam conforme a faixa etária, mas de um modo geral os mais comuns são as quedas, a ingestão de substâncias tóxicas ou medicamentos, a aspiração de corpo estranho, queimaduras, afogamento, choque elétrico, atropelamento, acidentes de trânsito, ferimentos com objetos cortantes ou arma de fogo.
Prefeitura de São José