[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
O Comitê Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira (24) o roteiro oficial do revezamento da Tocha Olímpica. São José dos Campos receberá a comitiva de condutores no dia 26 de julho, véspera do aniversário da cidade.
São José está na lista das cidades que ficarão com a tocha durante e noite e serão locais de celebração. Além de divulgar os vários aspectos da cultura brasileira, a passagem da tocha é um aquecimento para os Jogos Olímpicos 2016, de 5 a 21 de agosto.
O nome dos condutores da tocha e a rota de passagem do comboio nas cidades serão divulgados posteriormente pelo Comitê. Para o prefeito Carlinhos Almeida, a passagem da tocha vai tornar especial a comemoração do aniversário de 249 anos de São José.
“É um presente para todos nós o fato de nossa cidade poder recepcionar um símbolo do esporte e da paz entre os povos. A satisfação é imensa fazer parte dos Jogos Olímpicos que, pela primeira vez, serão realizados em nosso país. Tenho certeza que nossa população vai fazer uma festa muito bonita e alegre, que será vista por milhões de pessoas de todos os continentes”.
Após o acendimento da chama em Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril, começa o revezamento. Em 3 de maio, a tocha chega em Brasília (DF) e inicia o percurso em solo brasileiro. Por 95 dias serão visitadas 329 cidades, incluindo todas as capitais estaduais, em mais de 20 mil quilômetros a ser rodados e 10 mil milhas de voo, com a participação de cerca de 12 mil condutores.
O revezamento da tocha se encerrará no Rio de Janeiro (RJ), dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Estádio do Maracanã.
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, estaduais e municipais, por onde a chama passará, são parceiros na organização.