Com a finalidade de vivenciar um ambiente diplomático, um grupo de alunos do 9º ano da rede municipal participa da 4ª edição do Simulado Anglo (Sian), realizado no Colégio Anglo, em São José dos Campos. O evento começou na terça-feira (12) e foi encerrado na sexta-feira (15).
Em 2010, foi a primeira vez que alunos da rede municipal participaram, já que antes o Sian era aberto somente para estudantes do ensino médio. Na ocasião foram convidados quatro alunos de escolas municipais que formaram a delegação francesa.
Nesta edição, 25 estudantes do ensino fundamental da rede pública participam do evento a convite da organização. Para formar a comissão da rede municipal foi realizada uma seleção. A escolha levou em conta os melhores desempenhos em diferentes características como: boa comunicação, criatividade, iniciativa e argumentação.
Durante o simulado os alunos participam de várias atividades, sempre como negociadores e diplomatas. Nos fóruns de discussão são abordadas questões de importância e relevância no contexto mundial, para isso cada estudante representa um país ou um personagem que precisa defender a posição oficial de sua nação.
Para o aluno Felipe de Oliveira, que no simulado foi membro do comitê “Organização dos Estados Americanos Liberdade de Expressão da Imprensa na América Latina”, o que mais chamou a atenção foi nível de conhecimento entre os participantes e a seriedade com que todos encararam o evento.
O professor Vicente Barleta também ficou impressionado com o que viu. E as oportunidades podem ir além. No ano passado, por exemplo, um dos representantes da rede municipal no simulado foi escolhido para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16), realizada no México.
Fonte: O Vale