A Secretaria de Transportes de São José dos Campos vai ampliar o número de placas indicativas com sinalização bilíngue nas vias urbanas na cidade. A intenção é instalar os dispositivos nas principais vias de acesso ao município, como as avenidas Mário Covas e Jorge Zarur.
Segundo o diretor de trânsito da pasta, Paulo Guimarães, o projeto será colocado em prática em 2013. “Mesmo sendo um outro governo, a equipe técnica da secretaria continua”, disse. Não foi informado o custo para a colocação das novas placas e nem a quantidade estimada de trocas que serão feitas.
Desde julho, 42 placas com inscrições em português e inglês foram instaladas nas vias indicando pontos turísticos ou de referência da cidade, como parques e prédios públicos. Entre as indicações, estão Burle Marx Park/City Park (Parque da Cidade, em Santana, zona norte), Dowtown (centro) e City Hall (Paço Municipal).
A sinalização com linguagem bilíngue facilita a localização de estrangeiros e visa a participação da cidade como sub-sede da Copa do Mundo de 2014. “Tudo começou com a necessidade substituição das placas, já que elas têm vida útil de sete anos. Nesse contexto, surgiu a ideia dos termos estrangeiros”, disse Guimarães.
Além das placas bilíngues, o programa de revitalização substituiu outras 28 placas por modelos com películas em que é possível avistar a indicação de vias a uma maior distância. As trocas foram feitas no complexo do Anel Viário. “Ficaram bem melhor, elas são mais visíveis, principalmente à noite. Poderia espalhar essas placas para mais lugares”, disse o motorista de ônibus, Robson de Lima, 41 anos.
O Vale
Publicado em: 08/11/2012