Além de oferecer diversas atividades educacionais, esportivas, recreativas e culturais, como cursos de informática e alfabetização, ginástica, hidroterapia, artesanato, a Casa do Idoso de São José dos Campos não deixa de dar uma atenção especial à saúde preventiva dos usuários.
As especialidades colocadas à disposição dos idosos nessa área são cardiologia, odontologia com especialização em prótese total e periodontia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, geriatria, atendimentos de enfermagem e psicologia.
Para o cardiologista Bruno Augusto Alcova Nogueira, esse atendimento é de extrema importância para os frequentadores da unidade. “O objetivo não é passar no médico, ou fazer uma consulta de rotina, mas ser liberado para as atividades físicas oferecidas pela Casa. Porém, muitas vezes o idoso acaba descobrindo algum problema de saúde nessa avaliação. As pessoas ainda têm um medo muito grande do que podem encontrar quando vão ao cardiologista.”
Segundo ele, os homens são os que mais têm receio de se consultar com o cardiologista, pois alegam que estão bem e não têm nenhum sintoma que indique doença cardíaca. “Esse é o grande risco desse tipo de problema de saúde, pois na maioria das vezes atua de maneira silenciosa e fatal”, diz.
“Muitas doenças cardíacas são assintomáticas, ou seja, os sintomas não são perceptíveis, por isso é importante que todas as pessoas façam um chek up pelo menos uma vez ao ano. Para o idoso, esse prazo é menor, devem procurar um cardiologista a cada seis meses”, explica Nogueira.
Quando em uma consulta de rotina é descoberto um caso mais grave o idoso é acompanhado de perto pelo cardiologista, e um tratamento múltiplo começa com atividades físicas adequadas ao caso, acompanhamento nutricional e psicológico.
Os serviços oferecidos na área da saúde na Casa do Idoso são exclusivos para os frequentadores devidamente cadastrados e o atendimento cardiológico é para aqueles que precisam de uma liberação médica para fazer atividade física. “Para o idoso começar uma atividade física ele tem que dar uma passadinha obrigatória no meu consultório”, brincou.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos