Reforço policial nas áreas comerciais nesta temporada

A Polícia Militar inicia hoje a ‘Operação Natal Seguro’ à tarde em São José dos Campos. O reforço visa coibir roubos e furtos em regiões comerciais da cidade. A operação acontece diariamente das 10h às 22h, até 25 de dezembro, quando é esperado um movimento intenso de consumidores em pontos com concentração de comércios.

Para aumentar o efetivo, a PM colocará nas ruas os policiais em dias de folga e aqueles que cumprem funções administrativas. Uma cartilha com dicas sobre segurança deve ser distribuída à população a partir da semana que vem pelos próprios policiais.

A PM montou um esquema especial para garantir que o consumidor tenha segurança desde quando faz as compras até o momento que chega em casa. Nas calçadas, o planejamento prevê mais policiais a pé. Nas ruas e vielas, as rondas serão feitas em bicicletas e motos.

“Teremos um policiamento com mais mobilidade. Então, usaremos as viaturas para fazer rondas em bairros. Desta forma, a pessoa faz a compra e tem mais segurança para chegar em casa”, diz o tenente Geraldo Leite Rosa Neto, da PM. Na Praça Afonso Pena, haverá uma Base Comunitária Móvel para atender a população. Nos calçadões, serão instaladas guaritas elevadas que permitem que PMs observem o movimento de um local alto.

“Natal é paz. Queremos este clima para que a mãe possa trazer um filho para passear, fazer suas compras”, diz o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José. 10 dias antes da Operação Natal, a PM iniciou uma série de operações contra os roubos e furtos.

Além de mais viaturas nas regiões comerciais, também foi realizado um esforço em busca de foragidos. Neste período, 21 pessoas foram presas 18 foragidos e três homens em flagrante e um menor foi apreendido por tráfico de drogas. “São pessoas em dívida com a Justiça e que podem cometer novos crimes nestes locais onde há acúmulo de pessoas.”

Taubaté. Na cidade, já há um reforço em áreas comerciais desde o início da semana. O trabalho intensivo, no entanto, começará em dezembro. “A autoproteção também é importante. O ladrão age de surpresa e observa a vítima. Uma pessoa atenta dificulta a ação dos bandidos”, diz o major Francisco das Chagas Barbosa, comandante da PM.

O policiamento para o Natal foi dividido em região central e as partes alta e baixa da cidade. Cada uma terá um policiamento específico de acordo com sua geografia.

O Vale