Prefeitura transformará margens do Rio Paraiba em parque

A Prefeitura de São José dos Campos irá transformar em parque parte da margem do rio Paraíba, na zona norte, onde mais de 330 famílias viviam em risco eminente na época das chuvas. Essa é a proposta que está sendo estudada pela administração, que prevê ainda construir mais dois outros parques, sendo uma na zona leste e mais um na norte, dessa vez no Santana.

A prefeitura trabalha ainda na construção de um parque no Banhado. São José conta hoje com sete parques públicos como o Santos Dumont e o Vicentina Aranha, ambos no centro, e o Parque da Cidade, na zona norte.
A Secretaria de Meio Ambiente trabalha desde fevereiro na recuperação da área que margeia o Paraíba próximo aos bairros Vila Rhodia, Vila Machado e Vila Pena.

Mais de 650 mudas de árvores nativas de mata atlântica hoje ocupam o espaço onde viviam 331 famílias em risco. Deste montante, 130 foram encaminhadas para conjuntos habitacionais no início desse ano. A maioria foi removida ainda na primeira gestão do governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB).

O secretário de Meio Ambiente de São José, André Miragaia, afirmou que a implantação do parque ainda está em fase de estudo pelo governo. A nova área deverá contar com ciclovia, trilhas de caminhadas e equipamentos esportivos.

“Toda vez que se retira as moradias das áreas de risco, a Secretaria de Meio Ambiente dá início ao reflorestamento do local para evitar novas invasões e recuperar as áreas de preservação permanente”, afirmou Miragaia.

Segundo ele, assim que houver definição da implantação do parque a Secretaria de Meio Ambiente dá início ao projeto para implantação. Segundo ele, não existe inda prazo para implantação e valor que será investido no novo espaço.

Arlete Pereira, 54 anos, mora na Vila Pena é aprova a construção do novo parque. “Desde que as famílias foram removidas o bairro está bem mais bonito e até mais arejado”, afirmou. Os outros dois parques que serão criados na zona leste e norte serão custeados com a verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Vale