A Prefeitura de São José dos Campos, seguindo diretriz do Ministério da Saúde, prorrogou até o dia 6 de julho a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite. Os pais de crianças menores de 5 anos devem levar os filhos para se vacinar até esta data nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Este ano a vacina contra a pólio será em dose única.
No primeiro dia da campanha, sábado (16), 75% das 43.684 crianças menores de cinco anos de São José dos Campos foram imunizadas. A meta estipulada pela Iniciativa Global para a Erradicação da Paralisia Infantil é imunizar 95% dessa faixa etária.
Além da imunização contra a paralisia, os postos de saúde também estão atualizando as carteiras de vacinação tanto das crianças como também dos adultos. Ao chegar na UBS, os pais ou responsáveis devem, preferencialmente, apresentar a carteira de vacinação. Responsáveis pela área vão verificar quais as vacinas em atraso.
A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar pelo contato com objetos ou pessoas. Ela é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou através das fezes humanas.
Crianças na primeira idade são mais suscetíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio. O vírus penetra no corpo pela boca e percorre o corpo por meio do sistema sanguíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais frequentemente afetados.
Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta.
Prefeitura de São José