[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Prefeitura de São José dos Campos aderiu ao Movimento Maio Amarelo e realizará ações durante um mês inteiro para combater o número de mortes em acidentes de trânsito. As atividades educativas serão intensificadas, chamando a atenção de toda a sociedade para a necessidade de um trânsito seguro. É a segunda edição da campanha na cidade e as ações já estão sendo planejadas pela Secretaria de Transportes.
Durante todo o mês de maio as atividades que já ocorrem em São José dos Campos serão reforçadas e ganharão a marca da campanha: um laço amarelo, que será espalhado em vários pontos da cidade, além de luzes amarelas que iluminarão alguns prédios importantes. A ideia é envolver a população nesta causa e conscientizar todos que mudança de atitudes podem salvar vidas.
A redução de acidentes em São José dos Campos é responsabilidade de todos. O excesso de velocidade, o desrespeito à travessia de pedestre e a combinação de álcool e direção estão entre os principais causas de mortes na cidade.
Um balanço realizado em São José dos Campos entre 2007 e 2013 mostra que 39% dos mortos em acidentes de trânsito são motociclistas, 27% pedestres, 13% ciclistas e 13% ocupantes de veículos. Destes, quase 39% são jovens entre 18 e 29 anos e 16% idosos, com 60 anos ou mais.
Campanha nacional
O Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida – é nacional e foi criado para estimular uma interação entre o poder público e a sociedade civil, de modo que que os acidentes de trânsito sejam tratados como uma epidemia e as pessoas adotem um comportamento mais seguro e responsável, preservando sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com mais mortes em vias públicas. O Maio Amarelo reforça a necessidade de atingir a meta estipulada pela OMS com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, poupando por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.