Prefeitura decreta novo feriado para a cidade

Moradores de São José dos Campos terão mais um feriado em 2013. O prefeito Eduardo Cury (PSDB) sancionou nesta quarta-feira (28) o projeto que transforma o dia 19 de março em feriado municipal. A data foi escolhida em homenagem ao padroeiro da cidade: São José.

A sanção aprova projeto sugerido pela Câmara. “Por lei é permitido até quatro feriados religiosos por ano. Já existe o Corpus Christi, Sexta-Feira da Paixão e Natal. Com este novo feriado, atingimos a cota máxima prevista”, afirmou ao G1 o secretário de Governo de São José, Alfredo de Freitas de Almeida.

Segundo ele, a sanção do prefeito deve ser oficializada na sessão da Câmara desta quinta-feira (29) e será publicada no Boletim do Município na semana que vem. Em 2013, o dia 19 de março cairá em uma terça-feira.

Com o novo feriado, São José passa a ter dois feriados únicos – em março e no dia 27 de julho quando é celebrado o aniversário da cidade. Jacareí também possui dois feriados municipais – 3 de abril (aniversário da cidade) e 8 de dezembro (Dia da Padroeira). Já Taubaté tem três feriados municipais – 9 de abril (Festa de São Benedito), 4 de outubro (Festa de São Francisco) e 5 de dezembro (Aniversário da Cidade).

As três cidades também seguem feriados nacionais que precisam ser decretados por leis municipais, como Corpus Christi, Sexta-Feira da Paixão e Natal. “Só não iria sancionar se tivesse um problema jurídico, como exceder o número máximo permitido por lei”, afirmou Cury em entrevista ao G1.

Felipe Cury, presidente da Associação Comercial e Industrial de São José, reprovou a decisão. “Nós precisamos reduzir os feriados e não aumentar. Este mês de novembro, por exemplo, foi muito parado. Feriado custa caro e quem paga por isso são os empresários e trabalhadores autônomos que deixam de produzir e vender”, disse.

Procurada, a Igreja Católica não comentou o assunto até a publicação desta reportagem.

G1 (Vnews)

Publicado em; 29/11/2012