Prédio da Secretária do Meio Ambiente recebe melhorias

Instalada na Casa do Café do Parque da Cidade, a Secretaria de Meio Ambiente está com uma nova recepção para atender a população. O acesso é pelo lado direito de quem chega a Casa do Café, próximo a grande paineira. A medida tem como objetivo melhorar o atendimento aos munícipes e facilitar a acessibilidade ao prédio, que antes era feita por uma escadaria. A Secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

A Secretaria é procurada por munícipes e empresas que consultam o andamento de processos e autorizações ambientais. Em breve a Secretaria terá um setor específico de protocolo para abertura de processo digital. Além disso, a unidade atende pedidos de doação de mudas para plantio em áreas particulares dentro do município por meio de um programa que incentiva a arborização.

Desde o mês de abril a Secretaria vem implantando um novo projeto de layout, que visa melhorar a acessibilidade do público e também tornar o ambiente de trabalho mais integrado e eficiente. Com um conceito de planta livre, foram eliminadas as divisórias e feita a relocação de setores internos. Com isso foi possível melhorar a distribuição de espaços destinados a almoxarifado, refeitório dos funcionários e criar uma área de convivência e sala de reuniões.

O telhado da Casa do Café também recebeu manutenção para prevenir goteiras e infiltrações. O auditório, que atende reuniões de órgãos municipais e eventos, ganhou nova pintura. O trabalho foi desenvolvido por equipe da Prefeitura.

Essas mudanças integram um processo de melhoria contínua que, além da estrutura física e instalações, envolverá especialmente as pessoas, por meio da capacitação e reciclagem dos servidores, estagiários e bolsistas para aplicar ferramentas de qualidade, como o Programa 5S, e pela adoção uma agenda ambiental na administração pública (A3P), com um conjunto de práticas sustentáveis que serão incorporadas em toda a administração municipal.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa proposto pelo Ministério de Meio Ambiente do Governo Federal que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública.

A A3P tem como princípios a inserção dos critérios socioambientais nas atividades regimentais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até a uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, além de promover a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.