[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Oficina Cultural Altino Bondesan promove na terça (3) e quarta-feira (4 de junho) o Seminário Olhares da Gestão Cultural: Gestores e Públicos. O evento será no Teatro da Univap (Praça Cândido Dias Castejón 116), no centro de São José dos Campos.
Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (30) pela internet (http://goo.gl/P5Jsw4). A atividade, realizada com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Univap, tem 150 vagas.
O Seminário é destinado a dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores. Olhar a Cultura na perspectiva da gestão é um exercício contínuo para os agentes que atuam no meio cultural, pois exige grande capacidade de percepção e disposição para o diálogo.
Ao trazer diferentes olhares de profissionais e pesquisadores conceituados, o seminário procura contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e para o compartilhamento de experiências.
A noite de abertura terminará com a apresentação do espetáculo A Descoberta das Américas, montagem premiadíssima do ator Julio Adrião para o texto de Dario Fo.
O texto do autor italiano Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI. Nele, um sujeito conta os fatos que se sucederam em 1492, quando, por acaso, embarcou em Sevilha numa caravela de Cristóvão Colombo.
Dirigido pela italiana Alessandra Vannucci, A Descoberta das Américas já foi visto por mais de 250 mil pessoas em cerca de 400 apresentações pelo Brasil e exterior, e rendeu a Adrião o Prêmio Shell (RJ) de Melhor Ator.
Programação
Terça-feira (3 de junho)
19h
Credenciamento
19h30
Abertura e Palestra: Competências Transversais e Gestão da Cultura: Sobre Improvisos, Bricolagem e Transformações
Palestrante: José Márcio Barros
21h30
Espetáculo Solo: A Descoberta das Américas
Com Julio Adrião
Quarta-feira (4 de junho)
10h às 12h30
Mesa-Redonda: A Formação do Gestor Cultural
Debatedores: José Carlos Durand e Maria Helena Cunha
Mediação: Débora Aquino
14h às 17h
Mesa-Redonda: Públicos da Cultura
Debatedores: João Batista de Andrade, Ney Piacentini e Susana Ventur
Mediação: Gabi Gonçalves