Para o ano de 2012, Receita prevê mais de 500 mil declarações

Mais de 510 mil contribuintes devem declarar seu imposto de renda este ano na região, aumento de 1,3% em relação às 503 mil declarações entregues no ano passado. Houve poucas mudanças em relação ao procedimento do ano passado. Desde ontem, os contribuintes podem entregar sua declaração via internet. O prazo termina em 30 de abril.

Desde a semana passada, a Receita Federal disponibilizou a consulta do comprovante de rendimentos dos contribuintes pela internet. A intenção é agilizar o processo.

“Uma das vantagens de entregar a declaração antes é ser incluído nos primeiros lotes de restituição. Geralmente, os primeiros a entregarem são os primeiros restituídos”, afirmor o delegado do Corecon (Conselho Regional de Economia), Jair Capatti Júnior.

O economista recomendou cuidado no processo de declaração. Ele lembra que um erro pode levar o contribuinte à malha fina. “É muito importante prestar atenção na relação de rendimentos. Embora hoje o processo de declaração esteja mais fácil, qualquer erro já é motivo para entrar na malha fina”, disse.

Ele lembra que um erro comum nos últimos anos foi a falta da declaração dos rendimentos da Nota Fiscal Paulista. “As pessoas se esquecem e podem ter problemas. Para evita-los, basta entrar no site da nota fiscal e localizar o que recebeu ao longo do ano.”

Na delegacia da Receita Federal de São José, que compreende 15 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mais de 300 mil declarações são esperadas. A auditora fiscal da Receita, Ana Cristina Zuccaro Wajsman, afirmou que o aumento do número de contribuintes é reflexo do crescimento da economia da região.

“Houve aumento da base da massa salarial e crescimento do emprego formal. Aqui na região, o aumento do número de declarações deve ser igual ou maior que a média nacional, de 6,84%”, disse a auditora. Já na delegacia de Taubaté, que engloba 30 cidades do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, a previsão é de 210 mil declarações.

Ana Cristina disse que um outro erro comum na declaração do IR é quanto ao rendimento dos dependentes. “Muitas vezes o contribuinte tem um filho dependente, mas que ganha pouco, é estagiário. Este dependente é isento de declaração, mas sua renda deve ser declarada pelo pai”, disse a auditora.

Uma das novidades para este ano é a destinação de 3% do imposto devido para instituições de ensino enquadradas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Outra novidade é que a pessoa física com renda superior a R$ 10 milhões terá que utilizar certificado digital para a apresentar sua declaração. No ano passado 170 contribuintes no país se enquadraram nesse total de rendimento.

O Vale