A obra de contenção de talude na marginal esquerda do rio Paraíba do Sul, em área de risco que envolve a Vila Cristina, na zona norte da cidade está praticamente terminada. No local, estão sendo investidos por R$ 6,6 milhões, com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, mais uma contrapartida do município.
Os trabalhos, que tiveram inicio em janeiro, visam conter o processo de erosão que já avançou mais de 50 metros na margem do rio e ameaça casas e galpões existentes no bairro. No momento, técnicos da empresa contratada para o serviço, a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções Ltda., estão começando o trabalho na margem direita, lado em que se localiza o bairro.
Os trabalhos de contenção estão sendo feitos no lado da Vila Cristina num trecho de 440 metros de comprimento, onde as margens estão sendo protegidas por colchões de gabiões, para evitar o avanço da erosão. Conforme a Secretaria de Obras da Prefeitura, no trecho por onde antigamente passava o leito do rio foi feito um desvio com 440 metros de cumprimento, 4 metros de profundidade e 35 metros de largura.
“Dentro de alguns dias, será feito o desvio do Rio Paraíba para este local, deixando a margem direita apta para a retificação do leito, que permitirá a interrupção do processo de erosão na parte próxima da Vila Cristina”, diz o engenheiro Luiz Maria, responsável pela obra.
No local, existe uma ilha, que foi formada ao longo dos anos e que foi desviando o curso do rio para o lado do bairro, causando erosões. “Esta ilha foi aproveitada para que nós pudéssemos fazer um corta-rio e realizar a obra”, informa a secretária de Obras do município.
O desvio do rio Paraíba para a margem esquerda deverá ser realizado na semana que vem. Depois disso, a empresa iniciará os procedimentos no outro lado, para a conclusão da obra. Depois destes trabalhos, o rio Paraíba do Sul volta ao leito normal, com as águas passando pelos dois canais, mantendo-se a ilha formada pelos desvios.
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 16/05/2013