Novo sistema funciona com mais qualidade de monitoração

São José dos Campos terá 568 câmeras de monitoramento integradas ao sistema de vigilância do COI (Centro de Operações Integradas) até o final do ano. E até janeiro, segundo a Secretaria de Defesa do Cidadão, o sistema deixará de operar de forma analógica e passará a ser totalmente digital, usando tecnologia ainda inédita no país.

O último lote de 181 câmeras vem sendo instalado desde julho, faltando 91 equipamentos para serem colocados nas ruas. O valor do investimento não foi divulgado pela administração. Ontem, a prefeitura inaugurou a modernização do COI, na região central, que ganhou aparelhos de última geração para monitorar todas as regiões de São José.

Em parceria com o Parque Tecnológico e usando um sistema de monitoramento de ocorrências desenvolvido pela empresa Ericsson, o Coordcom, o COI será capaz de dar um salto tecnológico. “Teremos mais eficiência com o novo sistema. Tudo que é digital dá ganho de qualidade de captação, monitoramento e transmissão de imagens e informações. Aumenta a segurança da população”, disse Maria de Fátima de Oliveira, secretária de Defesa do Cidadão.

Na sala de controle do COI, ao invés de monitores separados para exibir as imagens das câmeras, os agentes terão três telões digitais capazes de projetar até 36 câmeras ao mesmo tempo. “O agente pode aumentar ou diminuir o tamanho da tela como ele quiser. As imagens têm uma melhor resolução e todo o sistema é mais confiável”, explicou Jesse Segalla Francisco, gerente de operações da Ericsson.

Segundo ele, o sistema é inédito no Brasil, tendo sido implantado na Suécia, Dinamarca Espanha e Romênia. Para o gerente do COI, Jefferson Donizetti de Lima, o sistema digital otimiza o trabalho de monitoramento, permite maior controle de todos os serviços, como segurança e trânsito, e facilita a elaboração de estatísticas. “Tudo isso somado, teremos maior qualidade no serviço e na dimensão dos nossos recursos, conseguindo aproveitar todas as nossas ferramentas”, afirmou. “Isso vai ampliar a integração entre os órgãos que operam no COI.”

Atualmente, segundo Lima, oito órgãos públicos recebem as imagens gerados pelo sistema do COI. São eles: Guarda Civil Municipal, polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Bombeiros e as secretarias de Desenvolvimento Social, Transporte e Saúde.

Aproveitando o evento para fazer um balanço da sua gestão na área de segurança, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) destacou as 500 câmeras implantadas e o trabalho de integração com as forças públicas de segurança, além dos investimentos em infraestrutura dos bairros. “A sociedade tem que dar mais poder às polícias para combater o crime”, afirmou.

O Vale

Publicado em: 29/11/2012