A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) definiu ontem os três candidatos que continuam na disputa pelo cargo de reitor da instituição, que foi ocupado por mais de duas décadas por Baptista Gargione Filho. Jair Candido de Melo, 71 anos, Luiz Carlos Andrade de Aquino, 48 anos, e Sandra Maria Fonseca da Costa, 50 anos, compõem a lista tríplice de reitoráveis.
Os três são diretores da universidade e foram escolhidos pelo ex-reitor. A lista tríplice foi definida em votação secreta do Cius (Conselho de Integração Universidade-Sociedade), conselho máximo da instituição, ocorrida ontem à tarde.
O órgão é formado por 21 membros, entre eles representantes do primeiro escalão da faculdade, professores e os secretários de Educação de São José, Jacareí e Campos do Jordão. Cada membro tinha direito a indicar três nomes.
Jair Melo, ex-reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), foi o mais votado ontem com 15 votos. Em seguida, ficou Aquino com 14 votos e a Sandra com 13 indicações. Também estavam na disputa Airton Abrahao Martin (9 votos), Emilia Angela Loschiavo Arisawa (7 votos) e Sergio Reginaldo Bacha (4 votos).
A votação do Cius referendou o resultado da votação da Comissão Eleitoral da Univap, realizada no último dia 16. Na ocasião, Jair Melo, Aquino e Sandra foram os mais votados pelo colegiado formado por 100 membros, sendo 70 professores, 20 funcionários e 10 alunos.
A lista tríplice será encaminhada ao Conselho Curador, órgão máximo da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), mantenedora da Univap, que avaliará os candidatos e escolherá, também em votação sigilosa, os próximos reitor (o mais votado) e vice-reitor (o segundo mais votado).
O processo eleitoral terá que estar concluído até 18 de abril, quando tomará posse o novo reitor. Os três candidatos a reitor têm propostas semelhantes, como descentralizar o poder de decisão. Eles também prometem transformar a Univap em uma universidade de referência. “A liderança tem que ser aceita. Não pode ser imposta. Todos devem contribuir”, disse Jair Melo, que é coordenador do curso de engenharia e diretor do ensino médio.
O professor Aquino, que é diretor da Faculdade de Direito, engrossa o coro. “Quero resgatar a universidade e abrir as portas para a população”. Sandra, diretora do Instituto de Pesquisa, tem um projeto semelhante. “O cidadão é dono da Univap e a opinião de todos deve ser considerada”.
O Vale