Os motoristas e cobradores de ônibus de São José dos Campos pretendem entrar em greve assim que a Prefeitura retirar os cobradores de nove linhas que circulam pela cidade. Segundo a Secretaria de Transportes, a partir de hoje as linhas Caetê (132), Sobrado (141) e Nova República (133) não terão cobradores. As duas primeiras operam na região norte e a terceira, na zona sul de São José.
Além disso, a partir de hoje, cinco linhas corujão, que circulam durante a madrugada, vão operar sem cobradores. Já na segunda-feira, a linha Paineiras (246) também vai funcionar apenas com o motorista. O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba realizou quatro assembleias ontem para votar a adesão à greve. Segundo José Carlos de Souza, presidente do sindicato, cerca de 450 pessoas participaram das assembleias e são favoráveis à greve.
“A medida vai piorar o transporte público. O motorista passará a ter uma dupla função e as empresas não garantem a permanência dos cobradores”, afirmou Souza.
A Secretaria de Transporte, por meio de nota, ressaltou que não haverá nenhuma demissão nas empresas. A pasta disse que “a Prefeitura não tem nenhuma intenção de tirar todos os cobradores do atual sistema de transporte público, exceto nas linhas que circulam somente nos bairros”. As linhas passaram por um estudo que apontou que a retirada não causaria prejuízo à população e aos trabalhadores. A pasta não informou quantos cobradores serão remanejados para outras linhas.
O Vale
AO INVEZ DE AS EMPRESAS DE ONIBUS DEIXAREM A POPULAÇAO SEM TRANSPORTE PUBLICO SEM AVISAR,DEVERIAM COLOCAR OS ONIBUS NA RUA SEM COBRADOR POREM SEM COBRAR A PASSAGEm.PELO MENOS A CIDADE NAO PARARIA E AS EMPREZAS VERIAM O QUANTO FAZ FALTA UM BOM FUNCIONARIO (COBRADOR).