Jequitibá Rosa receberá tratamento para combater lesões

A Prefeitura de São José dos Campos está monitorando o Jequitibá Rosa da Estrada Velha Rio-São Paulo, no distrito de Eugênio de Melo. Na tarde de segunda-feira (17/10), técnicos do setor de arborização da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) iniciaram a colocação de cintas em volta do tronco da espécie para conter as lesões no caule. Posteriormente, a SSM fará um estudo para avaliar a melhor forma de estabilizar as fissuras no tronco da árvore.

Segundo o agrônomo e assessor de arborização da pasta, Carlos Trunkl, o jequitibá receberá todos os cuidados necessários para a preservação da espécie. “No ano passado, ramos formadores de copa foram retirados do jequitibá para aliviar o peso e diminuir a carga no caule. Agora, devido às fissuras no caule, faremos a colocação de cintas com a intenção de estabilizar a copa da árvore.”

O monitoramento da espécie ocorre desde o ano passado com o objetivo de recuperar a árvore considerada um remanescente primitivo da antiga cobertura vegetal natural da região. O Jequitibá Rosa, ou vermelho, foi declarado imune de corte pelo Decreto Municipal 8259/93. De acordo com estimativas, a árvore tem aproximadamente 500 anos, 27 metros de altura e 30 metros de diâmetro de copa e pode durar cerca de mil anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos