Quase todas as vagas para o mutirão de castração de cães e gatos foram preenchidas no primeiro dia de inscrição. Na sexta-feira (22), foram 1.444 inscritos e no sábado (23) foram 56, completando as 1.500 vagas abertas.
Os donos dos animais inscritos serão comunicados sobre a data e o local da cirurgia por e-mail ou telefone. As castrações ocorrerão nos próximos meses. No dia da cirurgia, o proprietário dos animais deve assinar o termo de compromisso e levar o comprovante de residência.
Os mutirões de castração promovem a diminuição do crescimento desordenado da população canina e felina, o abandono destes animais nas vias públicas de São José dos Campos e a transmissão de doenças de caráter zoonótico, atendendo a missão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na promoção do bem-estar animal e da população.
O controle reprodutivo das populações de cães e gatos integra o programa de controle da raiva da Secretaria Estadual de Saúde. A castração proporciona uma expectativa de vida maior para o animal, diminui os riscos de doenças relacionadas ao aparelho reprodutivo (tumores, miomas, entre outras enfermidades), os acidentes e brigas durante o período de cio das fêmeas e a propagação de doenças venéreas.
Com o controle populacional desses animais, diminuem-se os riscos de transmissão de doenças, principalmente as zoonoses que podem acometer a população humana. A raiva é a principal delas, uma doença grave de difícil tratamento, praticamente letal. A leishmaniose e as doenças do carrapato também podem trazer sérias complicações à população.
Prefeitura de São José