Guarda Civil terá acesso ao sistema nacional de segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) terá acesso ao banco de dados da Rede Nacional de Integração de Informações de Segurança e Fiscalização (Infoseg).  A lei, sancionada pelo prefeito municipal, autoriza a Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Defesa do Cidadão, a firmar convênio de cooperação técnica com a União por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Infoseg, considerado o maior sistema de informações de segurança pública do país, reúne informações nacionais sobre inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão entre outros dados de segurança. Este acesso vai facilitar e agilizar o trabalho da Guarda Municipal nas ocorrências diárias.

“No momento da averiguação, a viatura faz contato via rádio com a nossa central de comunicação no COI (Centro de Operações Integradas) e realiza a consulta com base no documento de RG ou na placa do veículo”, disse a comandante da GCM, Maria dos Milagres Araújo de Farias. O sistema vai prevenir, em tempo real, ações de criminosos contra pessoas e patrimônios público ou privado, mantendo um contato direto com todas as viaturas, identificando-as, e, ao mesmo tempo, gravando todas as operações de monitoramento e despacho de ocorrências.

“Esta conquista não é só da Guarda, mas de toda cidade, que receberá melhor qualidade nos serviços prestados na área de segurança”, afirmou o secretário de Defesa do Cidadão. Para a execução do convênio, previsto para estar ativo até o fim de novembro, a Prefeitura não precisou dispor de recursos financeiros, cabendo apenas aplicação da verba prevista em orçamento.