Feira Ambiental é realizada no Parque da cidade

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx será tomado pela música, teatro, oficinas ecológicas e exposição de projetos, desta quinta-feira (6) até domingo (9). Essas atividades integram a Semana do Meio Ambiente, que traz como tema a “Cooperação pela Água”. Todos os dias o público poderá participar de atividades educativas, culturais e de lazer apresentadas por mais de 30 parceiros entre ONGs ambientalistas, escolas, empresas, instituições e secretarias municipais. As atividades ocorrem no pátio da Secretaria de Meio Ambiente, na Casa do Café, das 8h às 17h.

A feira está repleta de oficinas de reciclarem, que ensinam como reaproveitar materiais na produção de objetos e utensílios criativos, como brinquedos, bolsas, bijuterias, caixas de presente, e objetos decorativos. Na oficina do boneco ecológico, as crianças aprendem sobre a germinação de sementes, cuidando para o crescimento do “cabelo verde” do boneco.

O público ainda poderá desfrutar de um resgate do contato com a natureza na oficina de hortas urbanas, aprendendo a cultivar alimentos saudáveis em pequenos espaços. Dentre as oficinas promovidas pela Fundhas estão “Corantes e Tintas Alternativas”, que mostra as maneiras diferentes de fazer tintas.

O projeto “Sinfonia da Natureza” ensina a construir instrumentos musicais com materiais recicláveis, como latinhas e copo de iogurte, formando uma pequena orquestra sinfônica com as crianças e o público. A oficina plantio de frutíferas, que ensina a reaproveitar embalagens descartáveis, vai distribuir aos visitantes mudas de goiaba vermelha e limão cravo.

A Oficina Cultural Altino Bondensan apresenta a Vivência Artística e Ambiental “Arte em Azul – Amigo das Águas”, oferecendo ao público a oportunidade de se expressar criativamente a relação com a água, por meio de desenhos, colagens, pinturas e textos que ficarão expostos em um painel.  O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Agência Espacial Brasileira (AEB) realizam as oficinas “Interpretando imagens de satélite” e “Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais” que demonstram a tecnologia aplicada à preservação ambiental.

Pela primeira vez na Semana do Meio Ambiente as pessoas poderão participar da oficina de cúpula geodésica, que ensina a montar uma estrutura arquitetônica utilizando materiais naturais, como bambu e outros reaproveitáveis. Duas estruturas serão montadas em tempo real durante o final de semana. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

A programação completa está no site da prefeitura www.sjc.sp.gov.br.