Fabrica desiste de fabricar Helicopteros na cidade

A Embraer, de São José dos Campos, desistiu de firmar parceria com a companhia italiana AgustaWestland, do grupo Finmeccanica, para a produção de helicópteros no Brasil. Em comunicado distribuído sexta-feira à noite ao mercado financeiro, a fabricante brasileira informou que as “empresas anunciam a decisão conjunta de encerrar negociações sobre o tema sem que tenha sido alcançado acordo para o estabelecimento de uma joint-venture no Brasil”.

A Embraer não detalha as razões pelas quais o acordo com a Agusta não foi firmado. As tratativas entre as duas empresas foram anunciadas em janeiro deste ano. A Embraer demonstrou interesse em diversificar e ingressar nesse segmento aéreo. À época, a maior fabricante mundial de jatos regionais disse que estudos preliminares indicavam grande potencial de mercado para helicópteros bimotores, de capacidade média, principalmente para atender o setor de óleo e gás.

A companhia apontou que o crescente orçamento de defesa do Brasil e a demanda privada em cidades congestionadas pelo trânsito também criam oportunidades para esse ramo de negócio. A intenção seria personalizar e produzir helicópteros da italiana e alguns de seus componentes no Brasil para venda em toda a América Latina.

O Vale

Publicado em: 22/04/2013