Embraer realiza associação para aumento de vendas

Para ampliar as suas opções de mercado e adquirir a ‘expertise’ de uma empresa com experiência do setor de defesa, a Embraer firmou uma parceria com a norte-americana Boeing para o desenvolvimento do cargueiro militar KC-390.

O acordo, anunciado ontem em São Paulo, prevê elaboração de estratégia de vendas em locais onde a Boeing já possui contratos, além dos próprios Estados Unidos, vitrine que a Embraer tem buscado desde que entrou no mercado militar.

Na fase de estudos iniciais do KC-390, a Embraer havia excluído de seu leque de opções para venda países onde outras companhias já fabricavam cargueiros, como os Estados Unidos, Canadá, Índia e Rússia. Com o acordo assinado ontem, a intenção é expandir sua chance de venda. No entanto, os executivos de Embraer e Boeing evitaram detalhar quais mercados serão alvo da nova estratégia.

“Uma das partes deste acordo é rever esse estudo que inicialmente excluía EUA, Canadá, Índia e Rússia, mas não significa que todos serão incluídos nessa parceria”, disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. A mesma linha foi adotada pelo presidente da Boeing Defesa, Espaço e Segurança, Dennis Muilenberg. “Vamos aguardar a nossa análise de mercado”, disse o executivo norte-americano ao ser questionado sobre que mercados seriam focados com a nova parceria.

Ainda assim, Aguiar admitiu que a entrada do cargueiro nos EUA teria importante significado para a Embraer. “Teria muita importância. Basta ver o exemplo do C-17 cargueiro produzido pela Boeing que completou 20 anos de operação no ano passado, com 270 unidades entregues, trabalhos em diversos países”, disse Aguiar.

Os representantes das fabricantes de aeronaves também não detalharam como será a participação financeira da Boeing sobre as vendas do KC-390. Questionado se a empresa norte-americana receberia comissão pelas vendas, Aguiar disse que o modelo da parceria ainda seria definido.

“Nós brasileiros temos a mania de achar o que o outro está ganhando. Esse é um processo para ajudar as duas empresas”, afirmou Aguiar. O KC-390 é um projeto da FAB (Força Aérea Brasileira) iniciado em 2009, no qual a Embraer foi selecionada para desenvolver o projeto e selecionar as empresas parceiras.

O cargueiro KC-390 já possui 60 intenções de compra de diversos países. O primeiro voo da aeronave está programado para 2014 e sua primeira entrega foi projetada para 2016.

O Vale