Em Parceria, cidade tem cursos para forma Pedreiras

Vinte mulheres de São José dos Campos farão um curso gratuito para se tornar pedreiras assentadoras. As aulas começam amanhã e se estendem por quatro meses. Trata-se de uma iniciativa do Centro Dandara em parceria com a regional de São José do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e com o Senai.

As mulheres foram escolhidas de um grupo de 50 que fizeram uma prova seletiva. No total, o curso atraiu a inscrição de 152 mulheres. As aulas de qualificação na construção civil serão teóricas e práticas de segunda a quinta, das 18h30 às 21h30, na sede do Sinduscon, na região central de São José.

Nas sextas, as alunas terão uma qualificação social no centro Dandara, com orientação sobre direitos trabalhistas, gênero e assédio moral. “Queremos apoiar essas mulheres não só profissionalmente, mas de um forma completa”, disse Sandra Faria Batista, diretora executiva do Centro Dandara. “Já temos apoio para oferecer o curso no ano que vem para as outras mulheres que não foram selecionadas.”

Para o diretor regional do Sinduscon, José Luiz Botelho, o curso exclusivo para mulheres é inovador e pioneiro ao apostar na mão de obra feminina que, embora ainda seja pequena na construção civil, tem saldo positivo. “Todas as experiências com mulheres no canteiro de obras têm se mostrado altamente positivas. Elas são caprichosas, dedicadas e têm maior produtividade que os homens”, disse.

Mãe de três filhos, a cabeleireira e manicure Maria Bonfim, 45 anos, resolveu dar uma guinada na vida. Ela é uma das selecionadas para o curso de pedreira e espera ir ainda mais longe. “Sonho com a faculdade de engenharia”, contou. Com o aprendizado, ela disse que terminará a própria casa e depois ajudará os vizinhos, voluntariamente. “Esse curso é uma grande oportunidade em minha vida.”

O Vale