O Trem-Bala terá até seis viagens por hora nos momentos de pico das 6h às 9h e das 19h às 20h nos modelos regionais, que são os que contemplarão a Região Metropolitana do Vale através de paradas nas estações de São José e Aparecida.
A cada hora de pico, o trem de curta distância fará seis viagens e o de longa distância, duas viagens. No entanto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) não informou ontem quantas destas viagens nos horários de pico terão escalas em São José dos Campos e Aparecida. Os trens vão ligar Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo e pelo Vale do Paraíba.
A estação de Aparecida terá um caráter especial e, além de ser contemplada com as paradas normais do dia a dia, terá escalas diferenciadas nos finais de semana e nos feriados, quando a Basílica Nacional recebe maior contingente de fiéis e de visitantes.
Ontem, a ANTT publicou o edital da concessão do TAV (Trem de Alta Velocidade) e informou que o trem expresso entre São Paulo e Rio, que não fará escalas, terá três viagens por hora nos momentos de pico entre 6h e 9h e de 19h às 20h.
No evento de ontem em Brasília para explicar o projeto, foram confirmadas as estações de São José e de Aparecida estão previstas outras sete em cidades paulistas e fluminenses. O leilão do Trem-Bala está marcado para 19 de setembro de 2013.
O governo federal vai escolher a empresa que fornecerá os equipamentos e operará o sistema por 40 anos. Somente após essa etapa é que será contratado o projeto executivo para a obra e, em seguida, escolhida a empresa que construirá a linha e as estações. A previsão do governo é de que os primeiros trechos estejam em operação em 2016 e todo o projeto, em 2020. O custo total é de R$ 35,6 bilhões para 511 quilômetros de linhas férreas.
O prefeito eleito de São José, Carlinhos Almeida (PT), que é deputado federal, acredita que o TAV gerará empregos e negócios para a cidade. “Vamos lutar para que a estação fique perto do aeroporto, integrando os dois modais”. Ex-prefeito de São José, o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB) disse que a confirmação da estação na cidade foi acertada.
O Vale
Publicado em: 14/12/2012