São José dos Campos deve ganhar uma faculdade de música e artes no final do ano. Integrantes do MEC (Ministério da Educação) estarão na cidade para fazer uma análise do curso de música do novo centro de ensino para a aprovação.
Se for aprovado pela comitiva, a instituição estará autorizada a iniciar as atividades.A nova instituição dará continuidade aos trabalhos realizados pelo Conservatório de Música Villa Lobos, que existe há 30 anos.
Essa será a segunda faculdade de música da região. A primeira, Faculdade de Música Santa Cecília, de Pindamonhangaba, já não existe mais.
De acordo com o mantenedor do conservatório, Acácio Maurício de Oliveira Júnior, o projeto para a criação da faculdade de artes foi enviado ao MEC em 2006, mas apenas em abril do ano passado a instituição recebeu a sua primeira avaliação do ministério.
Na oportunidade, foi feita uma vistoria técnica para o credenciamento do curso, onde foram avaliados o projeto de desenvolvimento institucional, corpo docente e a estrutura física e de equipamentos.
Média. Na tabela de avaliação, que vai da nota 1 à 5, a instituição obteve a média 3.
A partir do dia 31 de agosto, os integrantes do MEC realizarão a segunda etapa dessa avaliação, na qual serão analisados a grade curricular e professores, além de uma nova vistoria técnica.
O resultado dessa avaliação sairá no mês de novembro, quando o ministro Fernando Haddad deve autorizar a abertura da faculdade.
O prédio em que vai ser instalada a faculdade tem duas salas de aula para 20 alunos.
Após a aprovação da instituição, o vestibular para o curso de música, que terá duração de quatro anos, será realizado no início do ano.
Ainda de acordo com Sandra, outros cursos, como dança, teatro, artes plásticas e pedagogia voltada a arte vão ser instalados a médio prazo.
As mensalidades também não foram definidas, mas um estudo de mercado será realizado para a firmar os valores a serem pagos pelos alunos.
SAIBA MAIS
Faculdade
O projeto para a criação começou em 2006. Em 2010, aconteceu a primeira avaliação<MC1> e a segunda será em agosto
Cursos
Além da música, a faculdade terá cursos de dança, teatro, artes plásticas e pedagogia voltada à arte
Mensalidade
A intenção é que as mensalidades sejam acessíveis
O Vale