Edital é lançado pela Prefeitura sobre cirurgias na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde publicou edital para o credenciamento de hospitais particulares para a realização de mais 4,2 mil cirurgias em diversas especialidades. O objetivo é ampliar o mutirão que começou em janeiro.

Desse total, o edital prevê 750 cirurgias pediátricas, 740 cirurgias ginecológicas, 2.120 cirurgias gerais e 672 cirurgias ortopédicas. Além disso, o edital inclui ainda 34 mil consultas (pré e pós-operatórias). Para o secretário da Saúde, a realização dessas cirurgias vai impactar significativamente na fila de espera do município. “Estas novas contratações de cirurgias previstas nestes editais são mais uma etapa do mutirão que já está a todo o vapor. Novos editais ainda poderão ser publicados, conforme a necessidade”, disse.

O Mutirão de Cirurgias foi um dos compromissos assumidos pela atual administração com o objetivo de diminuir o tempo de espera por atendimento na rede municipal de saúde. Antes da publicação desse edital, a Secretaria de Saúde já havia contratado quase 2.400 cirurgias, das quais cerca de 1.500 já foram realizadas até o dia 18 de fevereiro, no Hospital Municipal, Pio XII, Pró-Visão e Antoninho da Rocha Marmo.

As cirurgias já realizadas foram feitas com recursos do Governo Federal (R$ 1,7 milhão) que foram liberados após uma reunião entre o prefeito, na ocasião deputado federal, e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda no período de transição. O contrato foi assinado no dia 20/12/2012.

Nos primeiros meses de governo, a prefeitura já firmou contrato, por meio de licitação, com o Valeclin para a realização de 1,5 milhão de exames em 2013. O valor total é de R$ 6.833.402,40. Durante seis anos o município atendeu a demanda de exames por meio de contratos emergenciais.

Outra parceria muito esperada aconteceu com o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) se comprometeua realizar 40 cirurgias pediátricas por mês, num total de 240 cirurgias até o fim de junho. O GACC tem 29 leitos disponíveis, sendo 05 em UTI. Também foi firmada uma parceria com o Hospital Próvisão para a realização de mais 120 cirurgias gerais (hérnias e hemorroidas) por mês. Mas esse número ainda pode ser ampliado. O contrato é de um ano.

Além disso, a Secretaria de Saúde já trabalha para melhorar o sistema de organização de encaminhamento de consultas para aproveitar melhor as vagas que são ofertadas pelo AME. Com essa mudança, a Prefeitura pretende aumentar o número de encaminhamentos.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 21/02/2013