Decks do Novo Centro começam a receber grades de proteção

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Prefeitura de São José dos Campos vai começar nesta segunda-feira (11) a instalação das grades de segurança na parte inferior dos decks construídos na Avenida São José, região central da cidade. Além do gradil de aço, o local será protegido por uma cerca vegetal. As estruturas vão evitar a entrada e permanência de pessoas embaixo dos equipamentos, utilizados como área de convivência e contemplação da Orla do Banhado.

Os decks foram entregues oficialmente pela Prefeitura para uso da população na sexta-feira (1º de julho), juntamente com as demais obras realizadas pela administração municipal na primeira etapa do projeto Novo Centro, que está requalificando e modernizando a região central de São José. A previsão é que gradeamento seja concluído em uma semana.

O novo espaço liberado pela Prefeitura na Avenida São José já está sendo utilizado pelos munícipes, que contam com uma área de descanso equipada com bancos, lixeiras e paisagismo. O local possui ainda academia ao ar livre e ciclovia. Um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de LED permite que a estrutura seja utilizada também no período noturno.

Além das câmeras de segurança do COI (Centro de Operações Integradas), Guardas Municipais, com segways (biciclos elétricos), realizam com maior agilidade o patrulhamento por toda a extensão da via e pontos com maior circulação de pessoas na zona central. O serviço de segurança é um apoio às atividades realizadas pela Polícia Militar.

Obras

As obras de modernização e requalificação previstas no Novo Centro continuam em andamento em outros pontos da região central. A Avenida Madre Tereza está recebendo novo calçamento, com ampliação da área de passeio e ciclovia.

Na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, está sendo reurbanizada com novo paisagismo. Os trabalhos de troca e nivelamento do piso e a implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras estão sendo finalizados.

A região da praça ganhou ainda mais um espaço para pedestres. A travessa Cândido Portinari foi fechada e seu piso elevado à altura da calçada para a circulação de pessoas, completando a ligação entre a Orla do Banhado e a região da Igreja Matriz.

Com isso, após a Rua Sebastião Hummel, o trânsito no local é permitido somente a veículos do transporte público que se dirigem ao Terminal Central ou veículos que querem fazer o retorno à Avenida São José.

Para chegar à Praça Padre João ou à Avenida Tenente Névio Barachio, que dá acesso à região norte da cidade, os carros devem utilizar a Sebastião Hummel.

Nove de Julho

Na Avenida Nove de Julho, a Prefeitura está implantando 1,3 quilômetro de ciclovia e novas áreas de passeio. Os trabalhos já avançaram para o trecho a partir da Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais até a rotatória da Avenida São João. O projeto foi desenvolvido, respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados.

Fonte: Hernane Lélis – Prefeitura de São José dos Campos