A Cooperativa Futura de São José dos Campos recebeu oficialmente ontem, dia 27/9, o documento da certificação internacional com base na norma de responsabilidade social SA 8000.
O evento foi realizado no auditório da Casa do Idoso e teve a presença de autoridades municipais, de representantes da empresa de certificação SGS e da Johnson, parceira da cooperativa.
Com a posse do documento, a cooperativa poderá iniciar a comercialização do material reciclável a preços mais vantajosos no mercado. A Futura é a primeira cooperativa do Brasil a conseguir a certificação.
A SGS começou no ano passado a realizar um acompanhamento técnico na sede da cooperativa, verificando todos os requisitos da norma SA-8000. A medida representa um grande avanço para a cooperativa, que hoje funciona com 100 catadores.
A SGS foi contratada pela Johnson, uma das parceiras da cooperativa. Entre as normas da SA-8000, estão itens como ausência de exploração do trabalho infantil; ausência de condições análogas ao trabalho escravo; garantia de itens de saúde e segurança; preservação da liberdade de associação e negociação; ausência de discriminação de qualquer forma, como gênero, raça, opção sexual ou religiosa; práticas e métodos disciplinares; cumprimento de horário de trabalho; remuneração e sistema de gestão.
Com a certificação, a cooperativa agora poderá vender seu material direto para as indústrias, incluindo a própria Johnson e seus fornecedores, formando uma cadeia produtiva e conseguindo uma remuneração superior à praticada no mercado.
Elaine Peroco, auditora da SGS, disse que é gratificante ver a Cooperativa Futura se unir para atender a todas as normas da SA 8000. “Os cooperados entenderam que a certificação é mais do que um papel. Foi importante compreender o propósito daquilo que estavam buscando”. Carlos Souto, diretor da Johnson, disse que a empresa vê com orgulho o objetivo alcançado pela cooperativa. “A Futura é formada por pessoas de valor”.
Na ocasião, a Prefeitura anunciou que a Futura, encabeçando um movimento com outras cooperativas da região, conseguiu a aprovação de um projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê o repasse de uma verba de R$ 1,3 milhão para a compra de caminhões. O dinheiro deverá ser liberado ainda este mês.
Criada em 2006, a Cooperativa Futura recebe o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos