Com obras escolas deixam alunos sem aulas na cidade

No dia da volta às aulas da rede municipal de ensino de São José, os mais de 1.100 alunos do ensino fundamental da Palmyra Sant’anna, na Vila Industrial (zona leste), tiveram de voltar para casa ontem. A escola passa por reformas e a prefeitura não conseguiu adequar as salas de aula para receber os estudantes, que também ficarão sem aulas hoje. Para eles, o ano letivo só começará na próxima quarta-feira, após o Carnaval.

Das 116 unidades de ensino fundamental e infantil da rede, 22 estão em obras 12 de ensino fundamental, 7 de educação infantil e 3 creches. Destas, 15 escolas estarão prontas neste semestre. As demais serão entregues até o fim do ano.

A Secretaria de Educação culpa a antiga gestão do PSDB pelo cronograma das obras. A assessoria, porém, garantiu a O VALE no último domingo que as reformas não iriam atrapalhar a retomada das aulas. A escola Palmyra Sant’anna terá todas as suas 12 salas de aula reformadas. As obras, orçadas em R$ 6,4 milhões, incluem reforma, ampliação e adequação. O local atende 1.156 alunos, nos períodos diurno e noturno.

Ontem, os alunos foram pegos de surpresa com o adiamento das aulas. “Minha filha queria ir à escola encontrar as coleguinhas. O ideal seria ter feito a reforma nas férias”, disse Angela Maria de Carvalho, 48 anos, mãe de uma aluna de 10 anos, da 5ª série.

O secretário de Educação, Célio Chaves, culpou o governo Eduardo Cury (PSDB) pela situação. “A administração passada foi irresponsável de fazer uma reforma com alunos dentro. Essa era uma prática que eles tinham, que é equivocada e que vamos mudar.” Seis salas de aula improvisadas não ficaram prontas a tempo. Na próxima semana, elas irão receber os alunos, enquanto as originais são reformadas.

Chaves, disse que tentou, sem sucesso, a transferência dos alunos para outras unidades uma estadual (que não tinha vagas) e outra municipal (com falta de salas de aula). A reforma na escola da Vila Industrial é executada por uma empresa terceirizada, segundo a prefeitura.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 08/02/2013