Coleta de lixo aumenta nesse final de ano na cidade

No período de férias e das festas de final de ano, o volume da coleta seletiva e do lixo orgânico aumenta consideravelmente na cidade. Desde o início de dezembro, a média de lixo orgânico coletado foi de 865 toneladas/dia, o que representa aumento de 23% em relação aos outros meses, quando a média registrada foi de 703 toneladas/dia. Em dezembro de 2010, a Urbam registrou picos de coleta de até 1000 toneladas/dia, após as festas de Natal e Réveillon.

A média da coleta seletiva foi de 56 toneladas/dia este ano. Em dezembro, a média tem sido de 75 toneladas/dia 33% maior. A previsão também é de um aumento após as festas, que em 2010 teve picos de 90 toneladas/dia (este ano já houve picos de 85 toneladas/dia). A Urbam realiza o controle do volume da coleta seletiva e da coleta do lixo orgânico por meio da pesagem dos caminhões.

A Urbam orienta a população sobre a importância do consumo consciente visando a preservação ambiental e a ampliação da vida útil do aterro sanitário. As recomendações são no sentido de se recusar o excesso de embalagens nos presentes. Essas embalagens podem ser reaproveitas em outras ocasiões ou destinadas à coleta seletiva (nunca devem ser colocadas no lixo orgânico). Deve-se evitar o desperdício dos alimentos. Os brinquedos, roupas e os demais objetos que não serão mais usados, devem ser doados a uma instituição.

Coleta

A coleta é rastreada, o que possibilita acompanhamento dos trajetos em tempo real, conferindo maior eficiência ao serviço. Os caminhões possuem um sistema mecanizado que permite o encaixe dos contêneires, dando mais agilidade, eficiência e facilitando o trabalho dos agentes ambientais da coleta.

Os dias das coletas são pré-determinados e a população pode consultar os horários no site da Urbam ou pelo telefone: 3944-1000.

Prefeitura Municipal